Conteúdo Empiricus

Ibovespa: Quais segmentos devem se beneficiar com corte de juros nos EUA? Veja carteira de ações de olho no gatilho

09 set 2025, 16:00 - atualizado em 09 set 2025, 11:36
eua trump brasil tarifa morning agenda ibovespa wall street
A mudança de política monetária prevista para setembro nos EUA já movimenta o mercado de ações brasileiro.

A curva de juros nos EUA está avaliada com 100% de chance de corte a partir da próxima reunião do FOMC, em setembro. 

Com esse cenário, alguns setores específicos da economia devem se beneficiar, segundo Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, que identifica um bom momento para investir na bolsa brasileira.

Veja a seguir as projeções para o Ibovespa e os setores com maior potencial em um ambiente de juros mais baixos.

Brasil deve se beneficiar de corte de juros nos EUA

O ânimo com este movimento se consolidou após alguns dados do mercado de trabalho norte-americano mostrarem um enfraquecimento em agosto, somado a uma revisão forte para baixo dos dados de junho e julho.

Além disso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursou no Simpósio de Jackson Hole com um tom mais brando (dovish) a favor dos cortes de juros na próxima reunião de política monetária. 

“Essa perspectiva de flexibilização na principal economia do mundo continua a tirar a força do dólar e motivar a diversificação de recursos para fora dos Estados Unidos – e o Brasil se beneficia disso”, comenta Quaresma. 

Dois gatilhos importantes para as ações brasileiras

A analista da Empiricus enxerga que também há gatilhos locais para favorecer investidores no Brasil. 

O primeiro deles é a consolidação do cenário de corte de juros no Brasil muito em breve, puxado pelo americano. A exemplo disso, Quaresma cita o Boletim Focus, que manteve a projeção para 2025 em 4,85% após 14 semanas consecutivas de revisões baixistas. 

O segundo ponto que poderia destravar valor na bolsa, segundo a analista, é o trade eleitoral. Apesar das pesquisas de popularidade terem apontado uma melhora para o governo atual, a analista afirma que há uma alta possibilidade de uma transição política em 2026 em direção a um governo mais pró-mercado. “Isso também é um vento favorável pros ativos de risco brasileiros”, comenta. 

“A consolidação do corte de juros no Brasil vai acontecer provavelmente entre dezembro deste ano e janeiro do ano que vem. O cenário de dezembro tem ganhado cada vez mais força e eu não me surpreenderia se ele se tornasse consenso ao longo das próximas semanas, principalmente se o Banco Central americano cortar no próximo dia 17 de setembro”, afirma Quaresma. 

Veja quais os setores que devem “lucrar” com o corte de juros

“Quando a gente fala em flexibilização de juros, os setores mais sensíveis a juros tendem a ser mais os mais beneficiados. Ou seja, empresas voltadas para a economia doméstica e empresas com long duration, como é o caso das elétricas, de infraestrutura e domésticas cíclicas”, afirma Quaresma. 

A analista também chama a atenção para as empresas que costumam ter alavancagem mais elevada ou que estão em processo de turnaround, para uma redução brusca de seu endividamento, como a Cosan que está na carteira de ações recomendadas para setembro pela Empiricus Research.

Carteira 10 ideias bate o Ibovespa no ano com diversificação  

Em 2025, a carteira 10 Ideias organizada por Larissa Quaresma captura uma performance de +21,8%, versus +17,6% do Ibovespa.

“A exposição setorial da carteira já tem um viés maior de sensibilidade a juros quando comparada ao Ibovespa. Após algumas substituições de ativos na carteira de agosto,  seguimos com 20% da carteira em companhias exportadoras, 20% no setor financeiro, 20% em elétricas e 40% em cíclicas domésticas”, revela a analista.

“Empresas com o cenário de compressão de juros tendem a capturar mais intensamente o movimento de alta do que as demais. Estamos posicionados para isso”, completa.

Junto com a Cosan existem mais nove papéis de empresas sólidas e com potencial de valorização recomendados pela analista para comprar em setembro e surfar a máxima histórica do Ibovespa.

A boa notícia é que a carteira de 10 ideias da Empiricus está disponível como uma cortesia a todos os investidores interessados.

Para acessar todas as recomendações na íntegra e ainda uma análise completa do atual cenário macroeconômico para investir em ações na bolsa brasileira, é só clicar no botão abaixo:

QUERO SABER QUAIS SÃO AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM SETEMBRO

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
camila.paim@empiricus.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar