Imposto de Renda 2025: mais de 10,5 milhões de declarações já foram entregues; veja se a sua é obrigatória este ano

Mais de 10,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025 já foram recebidas pela Receita Federal, segundo dados do próprio órgão.
O prazo para envio da declaração iniciou em 17 de março e segue até o dia 30 de maio. Ou seja, caso você ainda não tenha feito a sua, você tem 41 dias até o final do prazo para prestar contas ao Leão.
Mas nem todo mundo se enquadra nos critérios de obrigatoriedade para declarar, isso é fato. Se você ainda está na “estaca zero” e não sabe se precisa declarar ou não, confira abaixo os principais requisitos para entregar a declaração em 2025.
Saiba quem deve entregar a declaração de Imposto de Renda em 2025
Na declaração de Imposto de Renda 2025, o contribuinte precisa prestar contas de todos os seus rendimentos tributáveis que, ao longo de 2024, ultrapassaram o limite de R$33.888,00.
Importante ressaltar que a Receita Federal também leva em consideração outras fontes de renda além do salário.
Assim, um contribuinte pode ter diferentes rendimentos que, somados ao longo do ano, o enquadram na obrigatoriedade da declaração. Como exemplo, é possível citar aluguéis, aquisição ou venda de imóveis, prêmios e investimentos.
É necessário informar todos os bens e direitos que compunham seu patrimônio até 31 de dezembro de 2024, desde imóveis e veículos até mesmo jóias e obras de artes, de valor igual ou superior a R$ 5 mil.
Muitos contribuintes estão dispensados da entrega da declaração por não possuírem renda ou patrimônio que atendam aos critérios de obrigatoriedade. Ainda assim, mesmo quem não é obrigado a declarar pode optar pela entrega, especialmente se tiver direito à restituição de valores retidos na fonte ao longo de 2024 — como ocorre, por exemplo, com impostos descontados diretamente do salário.
Porém, este é apenas um resumo das principais regras de declaração do IR, e sabemos que não é um processo intuitivo para todos os contribuintes.
Se você ainda tem dúvidas sobre como declarar sem erros e, principalmente, sem correr o risco de cair na malha fina, a Julia Wiltgen, jornalista especializada em IR e editora-chefe do Seu Dinheiro (portal de notícias parceiro do Money Times), preparou um conteúdo exclusivo para te ajudar de um jeito simples, rápido e gratuito.
Guia do Imposto de Renda 2025: Saiba como preencher sua declaração sem erros
O Guia do Imposto de Renda 2025, do Seu Dinheiro, reúne tudo o que você precisa saber para facilitar o processo de declaração, desde os processos básicos até os mais complexos:
- Como baixar e instalar o programa da Receita Federal;
- Como utilizar a declaração pré-preenchida;
- Como declarar bens físicos, aluguéis, doações, dependentes, pensão alimentícia, e outros rendimentos tributáveis.
Também está disponível um curso em vídeo com tutoriais curtos, utilizando o programa da própria Receita Federal para ensinar, passo a passo, a preencher sua declaração.
Todos esses materiais são oferecidos como cortesia. Para acessá-los, basta se cadastrar no botão abaixo e seguir as instruções na tela: