Acesse o guia definitivo para declarar o IR 2021 e ganhe um bônus para alavancar sua vida financeira
Você conseguiria declarar o seu imposto de renda sozinho? O prazo para enviar sua declaração vai até dia 30 de abril. Confira o passo a passo para o preenchimento e as ferramentas para pagar menos imposto

Chegou aquela época do ano que o contador é requisitado e torce para que toda a sua documentação esteja em dia. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 à Receita Federal já está correndo. Você tem até o dia 30 de abril para acertar suas contas com o leão.
A declaração do IR é um bicho de sete cabeças para muita gente. É sempre a mesma história: quase todos os anos mais de meio milhão de brasileiros cai na malha fina devido à irregularidades no momento de preencher os dados do formulário.
Em 2020, o sistema da Receita Federal registrou pouco mais de 30 milhões de declarações de pessoas físicas. Dentro desse número é provável que muita gente pagou mais imposto do que deveria.
Você já parou para pensar que existe a chance de não estar aproveitando todos os benefícios e deduções que o Imposto de Renda te dá por direito? E mais:
Você consegue declarar o seu Imposto de Renda sozinho?
Além de pagar imposto, muita gente gasta com a consulta de um contador. É um gasto desnecessário se você aprender a fazer o seu próprio Imposto de Renda.
Tudo que você precisa é um guia para aprender o passo a passo. Assim, além de conseguir preencher seus formulários sem ter que pagar honorários ao contador, você pode descobrir todas as ferramentas legais para pagar o mínimo de imposto possível.
Foi pensando nisso que o Seu Dinheiro, um site de notícias do mesmo grupo do Money Times, criou o Guia Definitivo do Imposto de Renda. Ele é muito mais do que um tutorial para com o passo a passo para declarar o imposto. É um programa para uma virada financeira completa, começando pela sua declaração.
A Julia Wiltgen, repórter do Seu Dinheiro e responsável pela cobertura de Imposto de Renda, explica todos os detalhes neste vídeo.
QUERO APRENDER A DECLARAR MEU IMPOSTO DE RENDA SOZINHO E PAGAR O MÍNIMO DE IMPOSTO POSSÍVEL
Primeiros passos para declarar o seu IR 2021
A primeira coisa que você precisa antes de começar a preencher seus formulários é separar os documentos necessários. A lista inclui os informes de rendimentos, informações dos dependentes, recibos de pagamentos de despesas dedutíveis etc.
Com os documentos em mãos, você tem a possibilidade de declarar de três formas:
- Online através do e-CAC;
- pelo aplicativo para celular ou tablet;
- ou baixando o programa no computador.
Depois de escolher o melhor meio, você pode optar por:
- Preencher manualmente uma declaração em branco;
- Iniciar a partir da declaração do ano anterior;
- Usar a declaração pré-preenchida, com dados recebidos pela Receita Federal;
Para quem fica em dúvida na hora de escolher, especialistas recomendam a utilização da declaração do ano anterior para que não haja divergências. É recomendável também usar a declaração pré-preenchida para ter uma noção das informações que chegaram até a Receita.
Com os documentos em mãos, você precisa preencher as fichas do programa, como “Rendimento Tributável Recebido de Pessoa Jurídica” até “Bens e Direitos”.
É necessário preencher todos os campos elegíveis, sem divergências, para que a receita aprove sua declaração. Caso você tenha direito a alguma restituição, entregar no início faz com que você entre nos primeiros lotes e receba o valor mais rápido.
QUERO A AJUDA DO GUIA PARA DECLARAR MEU IMPOSTO DE RENDA AGORA MESMO
Lembrando que existem dois tipos de declaração: a completa e a simplificada. Normalmente, a completa é indicada para quem tem dependentes, muitas despesas dedutíveis e mais de uma fonte de renda. Já a simplificada costuma ser mais vantajosa para quem não tem dependentes e apenas uma fonte de renda.
Mas não se preocupe: quando você tiver sua declaração preenchida, o próprio sistema vai lhe apontar qual modalidade é mais vantajosa.
A Julia vai te ajudar a preencher a declaração
Eu sei que isso pode parecer muita informação, mas neste ano você não precisa se desdobrar para fazer sozinho nem pagar um contador. O Seu Dinheiro, em parceria com a Empiricus, lançou um guia completo com tudo que você precisa saber para declarar o seu IR 2021.

(Aguenta firme que o melhor ainda está por vir)
A Julia Wiltgen vai te mostrar exatamente como preencher cada campo. E não é apenas na teoria não: ela vai abrir o site da Receita Federal e ensinar passo a passo o que colocar em cada ficha e cada linha, uma por uma.
Com a ajuda da Julia, além de conseguir fazer por conta própria, você pode aprender todos os macetes para utilizar os benefícios legais para pagar menos impostos e até receber restituições significativas.
EU QUERO APRENDER A DECLARAR O MEU IMPOSTO DE RENDA 2021 E PAGAR O MÍNIMO POSSÍVEL AO GOVERNO
Como pagar menos impostos para o leão
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse conceito de deduções. Elas são, basicamente, todas as despesas que podem ser abatidas no imposto e servem até mesmo para aumentar sua restituição.
Existem algumas categorias de gastos considerados dedutíveis (cada uma com regras específicas): dependentes, doações incentivadas, instrução, pagamentos a profissionais liberais, pensão alimentícia, previdência social e privada (PGBL) e saúde.
Importante dizer que, tudo que a receita classifica como dedutível, além de abranger o declarante, também engloba seus dependentes.
Custos com saúde, por exemplo, não têm limite de dedução (contanto que esteja dentro dos parâmetros definidos pela Receita Federal). Você consegue deduzir custos de tratamentos hospitalares, plano de saúde, médico, dentista…
Essa é uma ótima maneira de reduzir o total de impostos pagos ou até mesmo conseguir uma restituição de valor.
Mas as deduções são apenas uma das ferramentas que a Receita Federal disponibiliza anualmente para os milhões de declarantes…
CONHEÇA TODAS AS FERRAMENTAS LEGAIS QUE PODEM DIMINUIR O SEU IR 2021
O guia definitivo do IR 2021 – e a largada para sua independência financeira
O motivo pelo qual o Seu Dinheiro fechou esse projeto em parceria com a Empiricus foi o desejo de oferecer mais do que um guia para preencher a declaração.
O acerto de contas com o leão pode ser um momento de reflexão sobre as suas finanças e, quem sabe, a hora da virada da sua vida financeira.
Além de levar o curso de IR 2021 da Julia, quem acessar o guia terá acesso a um plano de investimentos de longo prazo, o Empiricus FIRE (conheça os detalhes aqui).
A palavra FIRE significa “Financial Independence, Retire Early”, em português “independência financeira e aposentadoria precoce”. Afinal de contas, você quer trabalhar até quantos anos? A verdadeira independência financeira é ter dinheiro para viver de renda sem precisar do seu salário.
Um caminho para a independência financeira
Agora você tem a chance de se juntar a mais de 22 mil pessoas na estrada para a sua aposentadoria precoce.
As recomendações de investimento são feitas por Rodolfo Amstalden e Richard Camargo, analistas da Empiricus. Assim como a Júlia, eles irão pegar na sua mão e mostrar o caminho para alcançar os seus objetivos financeiros.
É importante deixar claro que a Empiricus é uma casa de análises de investimentos. Ela não faz investimentos para você, nem tem acesso ao seu dinheiro. O que ela entrega são recomendações de investimentos que possam ajudar a realizar seus sonhos.
Ao destravar seu acesso ao Guia Definitivo do Imposto de Renda 2021 neste link, você conseguirá ao mesmo tempo ter o máximo de aproveitamento na declaração do seu imposto de renda e iniciar sua jornada para uma independência financeira.
Para facilitar a sua vida, o Seu Dinheiro e a Empiricus estão disponibilizando para você o acesso a todo conteúdo por sete dias gratuitos. Você vai poder entrar, conferir todos os vídeos do guia do imposto de renda e todas as recomendações de investimento do Fire sem assumir qualquer compromisso. Só depois você decidirá se quer ou não continuar nesta jornada.
Além do guia do IR 2021 você vai receber:
- E-book completo sobre o IR 2021;
- Plantão de dúvidas IR 2021;
- Documento separado por tema com mais de 100 “perguntas cabeludas” sobre o imposto de renda, respondidas por um advogado tributarista;
- Curso “Ciclo de Vida do Investidor”: o passo a passo para ser um investidor completo em cada fase da vida;
- E-book “Do que você precisa para se aposentar” – o livro da riqueza permanente;
- Publicações semanais com análises do mercado financeiro e recomendações de investimento;
- Carteira de Investimentos exclusiva Empiricus FIRE com indicações completas de renda fixa, ações, ETFs, FIIs e previdência;
- Planilha Financeira para calcular o SEU número mágico para viver de renda.
Caso queira continuar tendo acesso integral durante um ano ao curso e a todos os benefícios da Empiricus FIRE, você terá que fazer um investimento um tanto quanto simbólico de apenas 12x de R$ 6 (ou R$ 64,80 à vista).
Sejamos honestos, você não pagaria nem um contador para fazer o seu IR 2021 com esse valor…
Se após a semana gratuita de degustação você quiser cancelar, basta pedir 100% do seu reembolso. Simples e sem complicações.
Sugiro fortemente que você ao menos espie todo o conteúdo por sete dias gratuitos… Além de poder economizar na sua declaração de IR 2021, você ainda terá acesso ao grupo exclusivo Empiricus FIRE.