Conteúdo EQI

IPCA: mesmo após o índice acelerar em setembro, grupo de investidores podem buscar retornos de até 159% acima da inflação

17 out 2025, 8:00 - atualizado em 16 out 2025, 16:26
inflação ipca brasil
Grupo exclusivo encaminha diariamente alertas de títulos “blindados” à inflação; entenda como fazer parte

Depois de um breve alívio em agosto, o IPCA, índice que mede a inflação brasileira, voltou a acelerar em setembro. No período, os preços subiram 0,48%, segundo o IBGE  (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). 

A alta foi puxada principalmente pelo aumento nos custos de energia elétrica. Com o fim do bônus de Itaipu, o item saltou 10,31% em setembro, um impacto de 0,41 ponto percentual no IPCA.

Esse movimento fez com que a inflação acumulada chegasse a 3,64% em 2025 e 5,17% em 12 meses, sinalizando uma pressão inflacionária acima da meta.

Em geral, a alta do IPCA pode pesar sobre os ativos de risco e impactar a carteira dos investidores. Além disso, a alta da inflação representa uma perda do valor do dinheiro investido

Ou seja, nesses momentos, mesmo que o investidor tenha retorno positivo, parte desses ganhos é corroído pela inflação. 

Contudo, existem alternativas que podem “blindar” o investimento da desvalorização do dinheiro. E não só isso, podem gerar um retorno real acumulado de 159,37% em 10 anos. 

Esta foi a oportunidade que os participantes de um grupo de alerta receberam recentemente. 

RECEBA ALERTAS DE INVESTIMENTOS COM RETORNOS ACIMA DO IPCA

Como poder ‘blindar’ a rentabilidade do investimento da inflação? 

O Brasil é um país que, historicamente, convive com altas taxas de inflação. Assim, para tentar mitigar o impacto dos preços na rentabilidade, o mercado oferece algumas opções de investimento atreladas ao IPCA

Trata-se de títulos que o prêmio geralmente combina uma taxa prefixada mais a variação da inflação no mesmo período. 

Este mecanismo permite que a porção prefixada do retorno não seja corroída pela inflação. Em outras palavras, não há perda do valor do dinheiro no tempo.

Além disso, em cenários de inflação elevada, esses títulos tendem a oferecer um retorno maior. Isso acontece porque, nesses contextos, a taxa básica de juros do Brasil, que é a bússola para esses ativos, costuma estar alta. 

Por exemplo, nesse momento, é possível encontrar títulos que, além da variação do IPCA, oferecem uma taxa prefixada de 10% ao ano. Na prática, isso significa que a chance de buscar retornos de dois dígitos, acima da inflação

Fazendo uma simulação simples, um aporte de R$ 10 mil neste ativo hoje, pode representar um retorno de R$ 25.937,45 em 10 anos. Uma valorização real de 159,37% no período. 

Ou seja, estamos falando do potencial de mais do que dobrar o seu investimento e o melhor: sem perder o valor do dinheiro para inflação. 

Contudo, esse tipo de ativo não é oferecido por qualquer instituição financeira. Em geral, esses títulos costumam ficar restritos a uma parcela dos investidores que são mais experientes ou com muita grana. 

Mas nos últimos meses, um grupo de investidores pessoa física têm acessado essas oportunidades graças ao grupo de alertas da EQI Investimentos.

IPCA + 10% ao ano e outras oportunidades para poder multiplicar o capital, acima da inflação

No mercado é possível encontrar diferentes títulos que oferecem retornos atrelados à variação do IPCA, contudo, as oportunidades com rentabilidade de dois dígitos são escassas. 

Por esse motivo, poder participar de um grupo exclusivo que recebe alertas com recomendação desses títulos é uma ótima oportunidade, especialmente para o investidor pessoa física.  

Isso porque, enquanto o investidor comum tem acesso apenas às NTN-Bs (títulos IPCA+) do Tesouro Direto, que rendem IPCA + 7% ao ano, os participantes desse grupo recebem ofertas de IPCA + 10% ao ano.

A curadoria do time de produtos da EQI se encarrega de buscar ativos que, além da rentabilidade superior aos títulos públicos, oferecem isenção de IR e qualidade de crédito. 

E você pode ter acesso à esta e outras recomendações no grupo exclusivo da EQI. Para liberar o seu acesso basta seguir estes três passos:

  1. Clique neste link e faça o seu cadastro gratuito; 
  2. Mantenha o seu telefone por perto – um especialista da EQI vai entrar em contato com você;
  3. Entre para o grupo e receba os alertas com as melhores recomendações da renda fixa. 

Então, se você quer ter a oportunidade de investir em títulos que rendem acima da inflação, com a curadoria especializada da EQI Investimentos, clique no botão abaixo:  

ENTRE NO GRUPO E RECEBA RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTOS QUE RENDEM ACIMA DA INFLAÇÃO

Compartilhar

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.