MT Labs

ITUB4, ARZZ3, EQTL3 e mais 7 ações ‘dando sopa’ na bolsa de valores brasileira, segundo a Empiricus

16 jun 2024, 14:00 - atualizado em 14 jun 2024, 16:01
csan3 cosan arezzo arzz3 equatorial eqtl3 ações ibovespa bolsa
Casa de análise garimpou as 10 ações mais atrativas e que estão ‘em promoção’ na bolsa de valores depois das quedas recentes do Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, derreteu -10% em 2024, até o fechamento de mercado da última quinta-feira (13). O desempenho do SMLL, índice com empresas mais voltadas para o ciclo doméstico, é ainda pior no período: -18%.

Os principais motivos para o ano ruim são conhecidos: o adiamento do ciclo de queda de juros nos Estados Unidos e a desancoragem fiscal e da política monetária brasileira.

Mas, para além de toda a maré negativa, momentos como este dão a oportunidade de comprar ações de qualidade a preços extremamente atrativos.

Não é novidade para ninguém que o preço de entrada em um ativo é fundamental no sucesso de um investimento. 

De nada adianta comprar ações de empresas de qualidade quando elas estão caras. Provavelmente, no final das contas, o investimento não terá valido a pena.

Por outro lado, momentos como o atual, em que os investidores perderam a paciência, estão desanimados ou até “largaram mão” da bolsa, são os que apresentam as melhores oportunidades.

Como já dizia o mago de Omaha…

“Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”. A frase atribuída ao lendário investidor Warren Buffet, que virou um clichê no mercado, cabe como uma luva em momentos como este.

Mas, quando a corda aperta, são raros os investidores que seguem o “mandamento” à risca. Afinal, não é fácil agir com frieza enquanto o suado patrimônio “derrete” em um momento ruim de mercado.

Por isso, muitos acabam vendendo na baixa e comprando na alta, quando todo o mercado está eufórico – justamente o contrário do que faz e recomenda Buffett.

Pensando nos investidores que buscam ir “às compras” durante o momento de pessimismo generalizado, a Empiricus Research reuniu em um relatório gratuito 10 ações de qualidade que estão “em promoção” na bolsa brasileira.

“Temos a oportunidade de comprar excelentes empresas na promoção, a preços muito atrativos. Empresas de alta qualidade e que sempre atravessaram ciclos econômicos crescendo lucros e rentabilidade”, afirmou a analista Larissa Quaresma, da Empiricus.

Além disso, a analista afirma que a seleção de 10 ações leva em conta o momento adverso da bolsa. Ou seja, os especialistas optaram por empresas menos endividadas e que sofram menos com a Selic em dois dígitos.

Confira algumas das recomendações:

Itaú Unibanco (ITUB4)

O Itaú Unibanco é uma das companhias que estão com as ações “em promoção” na bolsa brasileira, na visão da analista.

Segundo cálculos da equipe de análise da Empiricus, o banco negocia a um múltiplo Preço/Lucro estimado para 2024 de 7,5 vezes, e múltiplo Preço/Valor Patrimonial de 1,8 vezes.

“O Itaú é um destaque tanto de natureza estrutural quanto técnica. É um patamar de valuation muito atrativo, dada a qualidade da companhia. A gente espera um crescimento no lucro de 13% e uma rentabilidade de 21% em 2024”, afirmou.

Além disso, o Itaú é uma boa opção para quem busca renda com dividendos. O banco paga proventos mensalmente e tem um dividend yield estimado para o ano de 8,1%.

Você pode conferir a tese completa no banco neste relatório gratuito.

Equatorial (EQTL3)

Outra empresa “dando sopa” na bolsa brasileira é a Equatorial. A companhia atua na distribuição de energia elétrica, um setor historicamente defensivo.

“Diferente das geradoras de energia, as distribuidoras têm pouco risco de demanda e são pouco expostas à variação dos preços de energia. As distribuidoras apenas repassam a energia recebida acrescida de um reajuste anual de inflação”, explica Larissa.

Além do histórico de qualidade de execução e de estar em um setor resiliente, as ações estão em preços “muito atrativos”, segundo a analista.

Confira a tese completa na Equatorial gratuitamente neste link.

Arezzo (ARZZ3)

A Arezzo é uma “pimentinha” no portfólio de 10 ações sugerido pela Empiricus, avalia a analista. “É uma varejista de moda que está na bacia das almas. O preço está muito atrativo”.

Além do valuation barato, a ação tem alguns gatilhos no curto prazo que podem dar um “empurrãozinho”.

“Podemos ter mais notícias positivas relacionadas à fusão com o Grupo Soma. Com isso, o mercado pode começar a precificar algum ganho de sinergia dessa fusão, que na nossa opinião não está incorporado no preço atual das ações. Por isso consideramos uma compra muito atrativa”, disse.

RELATÓRIO GRATUITO: ARZZ3 E MAIS 9 EMPRESAS ‘DANDO SOPA’ NA BOLSA BRASILEIRA

Acesso gratuito: veja as outras 7 ações em promoção na B3

Para ajudar o investidor a garimpar as ações que estão sendo negociadas por preços muito abaixo do que realmente valem, a Empiricus liberou como cortesia o relatório com os tickers e as teses nas 10 empresas em “promoção” na bolsa.

Basicamente, os analistas reuniram os melhores papéis para comprar agora – considerando a qualidade das empresas e o preço de entrada.

São companhias de diferentes setores e que, juntas, formam um portfólio capaz de capturar uma virada de humor do Ibovespa. Ao mesmo tempo, a diversificação da carteira pode ajudar a proteger os seus investimentos em momentos de tensão.

Fonte: Empiricus Research

Além das informações detalhadas de cada companhia, os investidores terão acesso a uma análise macroeconômica, gráficos de valuation da bolsa, de fluxo de investidores estrangeiros e muito mais – tudo isso em um único documento.

Para receber o relatório gratuito basta deixar o seu e-mail neste link. Em poucos instantes, você receberá as informações com as 10 ações mais atrativas da B3 para comprar agora, na visão dos analistas da Empiricus, empresa do grupo BTG Pactual.

RELATÓRIO GRATUITO: AS 10 AÇÕES EM PROMOÇÃO NA BOLSA BRASILEIRA

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.