MT Labs

JHSF3, ROMI3 e BIDI4: ‘fenômeno’ em comum à estas ações pode se repetir em 2024 com lista de 10 ativos; entenda

13 dez 2023, 17:00 - atualizado em 13 dez 2023, 16:20
ações small caps carteira recomendada
Queda dos juros, crescimento do PIB e bolsa barata são alguns dos motivos que podem fazer com que “fenômeno” comum a essas três ações se repita em 2024 (Reuters/Amanda Perobelli)

Banco Inter (BIDI4), JHSF (JHSF3) e Romi (ROMI3), o que as ações de um banco, uma construtora e uma fabricante de máquinas têm em comum?

Aparentemente nada, afinal são papéis de três setores diferentes. Contudo, olhando com mais calma é possível destacar 3 características em comum desses papéis

  • São ações small caps
  • Todas elas já entregaram retornos 10x superiores ao Ibovespa nos últimos anos;
  • Elas faziam parte de uma lista com 10 ações e quem seguiu à risca as recomendações teve a chance de capturar os seguintes ganhos:
Fonte: Empiricus Research*

Estamos diante de valorizações de 142%, 167% e 257% respectivamente. Mas, antes que você saia dessa matéria correndo para comprar essas ações eu tenho um aviso para te fazer. 

Retornos passados não são garantia de retornos futuros. Em outras palavras, infelizmente, a chance de ver seu dinheiro multiplicar investindo nessas ações, já passou. 

Mas, a boa notícia é que uma nova lista de 10 ações, com potencial semelhante, será liberada em breve. 

E na avaliação do co-fundador da Empiricus Research, Rodolfo Amstalden, estes ativos podem entregar retornos superiores aos do Ibovespa a partir de 2024

5 gatilhos importantes podem fazer essa lista de 10 ações valorizar em média 68%

Em novembro, o Ibovespa valorizou 13%. Esse foi o melhor mês do ano para o índice, responsável por puxar o desempenho dele em 2023. 

Contudo, na avaliação dos analistas da Empiricus Research, há pelo menos 5 gatilhos que podem ser disparados, fazendo com que o desempenho dos ativos de risco em 2024 seja ainda melhor. 

Um dos primeiros motivos é o crescimento do PIB. Até agora, os números reportados por esse indicador vieram bem acima das expectativas. 

Nos três primeiros trimestres de 2023, a economia brasileira conseguiu superar as expectativas, sem mecanismos artificiais. Ao todo, cerca de R$ 126 bilhões foram injetados no Brasil

Da mesma forma, embora a prévia da inflação tenha acelerado 0,33% em novembro, no ano, o IPCA é de 3,75%, Vale lembrar que, no início do ano, a expectativa era de uma inflação de 6,2% em 2023. 

Ou seja, houve uma melhora nos preços e a expectativa é de que o cenário continue evoluindo com o ciclo de queda da Selic

Inclusive, nesta quarta-feira (13) saberemos o resultado da última reunião do Copom e a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano.

Este é mais um dos motivos que corroboram as expectativas dos analistas, pois, historicamente, a bolsa brasileira tende a valorizar em ciclos de queda de juros. Veja só o gráfico abaixo: 

Por fim, os analistas apontam que a aprovação do arcabouço fiscal e o início das discussões sobre a reforma tributária trouxeram certo alívio aos mercados com relação ao futuro da economia brasileira, diminuindo o “Risco Brasil”.

Estes quatro fatores combinados têm potencial para fazer a bolsa brasileira dar um salto em 2024. Mas, aliado a isso, os analistas apontam para um quinto fator: 

A Bolsa brasileira ainda está barata

Veja só o gráfico abaixo, ele mostra a relação preço sobre lucro (P/L) da Bolsa brasileira nos últimos 22 anos: 

Fonte: Oceans14

Perceba que, atualmente, os ativos de risco estão negociando no menor patamar da série histórica. Isso mesmo depois do Ibovespa ter valorizado 13% em um único mês. 

Para os analistas da Empiricus Research, isso quer dizer que o investidor teria a oportunidade de comprar empresas de alta qualidade por um valor muito barato. 

Nesse cenário, um simples retorno à média histórica poderia representar uma “porrada” de valorização da bolsa brasileira. De acordo com os analistas, esse movimento já começou com o “rali de fim de ano”. 

Mas, o alinhamento de todos os fatores mencionados anteriormente pode potencializar essa retomada da Bolsa a partir de 2024. 

E nesse cenário, um grupo específico de ações pode entregar retornos ainda maiores que os do Ibovespa

Rodolfo Amstalden aposta em 10 small caps para buscar retornos acima do Ibovespa em 2024 

Trata-se de ações de empresas com baixo valor de mercado, cuja queda da Selic no longo prazo pode proporcionar um crescimento interessante para as companhias e seus papéis.

Para você ter uma ideia, em outros momentos com gatilhos semelhantes aos de agora, as ações small caps entregaram multiplicações de 5x, 10x, 15x e em casos extremos até 200x para os investidores.

Veja só a lista dos ativos com maior retorno no bull market em 2016:

É claro que retornos passados não são garantia de retornos futuros. Porém, a carteira de 10 ações selecionadas por Amstalden pode valorizar em média 68% em 2024. 

Por esse motivo, a Empiricus Research decidiu reabrir o acesso a esta lista de ações para os investidores que desejam estar preparados para surfar a possível alta desses ativos. 

Você pode se cadastrar agora mesmo na lista de interessados para saber mais informações. 

Você não paga para se cadastrar e receber mais detalhes sobre como liberar o seu acesso à esta carteira. Basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: 

QUERO CONHECER A CARTEIRA DE 10 AÇÕES QUE PODE VALORIZAR EM MÉDIA 68% EM 2024

*Data e relatórios das recomendações de Romi (ROMI3), JHSF (JHSF3) e Banco Inter (BIDI4): ROMI3 – Alerta Microcap Alert – Sugerimos a compra de ROMI3 até R$ 6,80 – 13/08/2018 / JHSF3 – Indo às compras – 30/05/2019 / BIDI4 – Expertise e disrupção: compre BIDI11 – 30/04/2018

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.