Multiplan (MULT3) e mais 9 recomendações: Empiricus revela as ações brasileiras mais promissoras de dezembro
Com o início do mês de dezembro, os analistas da Empiricus Research trouxeram mudanças táticas em sua carteira Carteira 10 Ideias, que traz mensalmente a seleção da casa com as 10 ações mais promissoras para investir.
A principal atualização, desta vez, ficou por conta da saída das ações da Iguatemi (IGTI11), em favor das ações de uma concorrente do setor de shoppings: a Multiplan (MULT3).
Por que trocar as ações da Iguatemi (IGTI11) por Multiplan (MULT3) em dezembro?
Para Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research, este é o momento de se posicionar diante de um gatilho doméstico muito próximo de se concretizar: o ciclo de queda dos juros no Brasil.
“Podemos ver uma flexibilização da comunicação do Banco Central já no próximo dia 10, quando a autoridade deve manter os juros em 15%, mas já sinalizando um corte em futuro próximo. Isso, por si só, é um gatilho importante – e muito aguardado – para a alta das ações brasileiras”, afirma a analista em relatório da última segunda-feira (1).
Segundo a analista, os futuros cortes na Selic podem oferecer um “poderoso motor de crescimento de lucro para as companhias”, o que confere fundamento para um maior ciclo de alta nas ações brasileiras.
Considerando esse ponto, as ações da Multiplan (MULT3) são mais indicadas no que diz respeito à maior sensibilidade a essa queda dos juros.
“Com portfólio de ótima qualidade e em bom momento operacional, a companhia é uma das mais alavancadas do setor […], o que a torna mais propensa a capturar o afrouxamento monetário”, afirma.
Isso ocorre porque grande parte das dívidas das empresas são, em geral, atreladas à taxa básica de juros. No caso da Multiplan, a eventual redução na Selic garante um alívio no balanço da companhia e, consequentemente, uma expectativa de lucro maior.
A Iguatemi (IGTI11), por outro lado, vê suas ações em alta acumulada de mais de 50% em 2025 até aqui, o que faz deste um momento oportuno para a realização dos lucros, na visão de Quaresma.
Bolsa brasileira está ‘longe de cara’ apesar das máximas históricas, segundo analista
Atualmente, o Ibovespa segue cotado pouco abaixo de 160 mil pontos, renovando suas máximas históricas nas últimas semanas.
Uma das principais forças motoras por trás do otimismo recente dos investidores é, de fato, a expectativa por um ciclo de queda da Selic em breve.
Larissa Quaresma reforça que o índice “pode parecer caro” a depender do ponto de vista do investidor. Mas, para além da possível queda da Selic, a bolsa segue barata em termos de valuation – mais um indicador de que é possível continuar buscando lucros com ações brasileiras.
“O preço/lucro 2026 do Ibovespa está em 10,8x, excluindo Petrobras e Vale. […] Ainda assim, seguimos abaixo da média histórica dos últimos 10 anos, que é de 11,4x. Sob diversos ângulos, nossa bolsa está longe de cara, e vemos ainda bastante espaço para valorização”, conclui.
Porém, não é qualquer ação que está apta a captar os lucros mais promissores deste ciclo. Por isso, a importância de uma seleção estratégica de papéis que combinem:
- Alta qualidade;
- Baratos; e
- Com alto potencial de valorização.
Esse é o objetivo da Carteira 10 Ideias que, além da Multiplan (MULT3), traz 9 outras recomendações de compra para este mês.
Aplicando esses critérios, mesmo com a bolsa nas máximas históricas, o portfólio selecionado da Empiricus conseguiu capturar uma valorização acumulada acima do Ibovespa em 2025: 34,7%, contra 32,3% do índice.
Gratuito: Confira carteira recomendada completa com as 10 ações para investir em dezembro
Se você quiser conhecer de perto todas estas indicações, a Empiricus está liberando como cortesia o acesso à sua carteira com as 10 ações recomendadas para dezembro.
Essa é a sua chance de encerrar o ano “com o pé direito” e tomar decisões estratégicas de investimento a partir de opiniões profissionais.
Para acessar, é bem simples: basta clicar no botão abaixo, e seguir as instruções na tela, e o seu acesso será liberado: