MT Labs

Não perca dinheiro! Como utilizar a Estratégia de Barbell em seus investimentos

16 out 2019, 10:02 - atualizado em 16 set 2020, 16:28

O investidor com um perfil agressivo é aquele que gosta de investimentos de alto risco que possuem um alto potencial de retorno. A maior parte do seu patrimônio está em renda variável: ações, moeda estrangeira, commodities, criptomoedas e opções.

Contudo, há uma maneira de se expor a ganhos mais altos correndo menos risco, ou seja, melhorar a relação risco retorno. Veja aqui sobre essa estratégia e como aplicá-la.

A estratégia de Barbell

A estratégia de Barbell foi utilizada pelo especulador Nassim Taleb, que fez fortuna no mercado de derivativos de moedas. Mais especificamente, no mercado de opções. Ela é uma forma diferente de alocar sua carteira de investimentos para buscar o melhor retorno com o menor risco.

Imagine um trader que ia para seu escritório, abria o jornal, acompanhava as cotações, via o prejuízo que tomava e voltava para casa. Foi assim a vida de Nassim Taleb por anos a fio. Ele literalmente tinha se acostumado a se tornar um perdedor. Mas ele estava tranquilo, afinal, ele tinha alocado sua carteira de forma que garantia essa paz de espírito.

O Barbell de Taleb

O primeiro mandamento dos investimentos é “Não perca dinheiro”. Essa frase fora proferida por Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos. Taleb adaptou essa frase e a tornou um pouco mais radical: “Elimine o risco de ir à ruína. Não quebre em hipótese alguma”.

Nassim Taleb, autor de Antifrágil e Cisne Negro. (Imagem: Divulgação)

Taleb acredita que todos os investidores deveriam utilizar essa estratégia para alocar os investimentos em carteira. Basicamente, Barbell é uma estratégia muito simples que pode ser aplicada até por investidores que estão começando a querer diversificar seus investimentos.

A estratégia de Barbell defende que nossa carteira deve estar alocada 90% em investimentos de baixo risco (Títulos de Renda Fixa de liquidez diária, dinheiro, Ouro) e 10% em investimentos de altíssimo risco, mas com alto potencial de retorno (bitcoin, opções de bitcoin, ações smallcaps, opções de ações).

A carteira antifrágil

Taleb acredita que não devemos perder tempo com investimentos de médio risco, isso acontece porque eles não compensam a relação de risco x retorno. Ou seja, o investidor deve estar exposto a ganhos exponenciais com uma pequena parcela do seu capital. A imagem abaixo define perfeitamente a estratégia de Barbell.

O interessante dessa estratégia é a sua humildade. Ela não se foca em coisas que não conseguimos controlar: volatilidade e retorno. Por outro lado, ela foca exatamente naquilo que temos o controle: nas perdas potenciais do nosso investimento. Caso as perdas aconteçam, você estará perdendo muito pouco do seu capital (até 10%).

A melhor relação risco x retorno

Por outro lado, se você se expor em opções, elas trarão um retorno exponencial do investimento. Isso acontece porque o retorno das opções não é linear em forma alguma. Elas oscilam mais do que o ativo em que ela se baseia. Não é muito incomum ver opções de Bitcoin tendo retornos de 100%, 200%, 300%.

Ou seja, Taleb diz para entrarmos em investimentos que possuem um upside (potencial de retorno) ilimitado e um downside (potencial de perda) limitado. Além dessa característica, esses investimentos devem se beneficiar da volatilidade (positiva ou negativa).

Por exemplo, se quero me preparar para uma grande crise mundial, eu poderia comprar opções de venda (puts) de Ibovespa utilizando uma pequena quantia do meu dinheiro. Caso as ações despenquem, as opções terão um grande retorno financeiro, porque o retorno delas não é linear.

Através dessa estratégia é possível montar uma carteira que Taleb chama de Antifrágil. Ela se beneficia da volatilidade e de eventos aleatórios. O pequeno capital da sua carteira deverá ser capaz de entregar altos retornos.

A opção pelo Bitcoin

O próprio Bitcoin em si já é um ativo convexo. Isto é, ele tem um alto potencial de retorno e ganha mais espaço como um ativo de proteção em cenários de crise econômica global. Só no ano de 2019 ele já teve um retorno de 120%. E, caso essa narrativa ganhe força, seu potencial de ganho é ainda maior.

Só poderão existir 21 milhões de Bitcoins em toda a história, mais de 17 milhões de unidades foram emitidas. A cada 4 anos, a emissão de Bitcoins cai pela metade. Além disso, ele é descentralizado e não possui relação com o mercado financeiro tradicional.

O Bitcoin é um ativo completamente válido e necessário em uma carteira de investimentos moderna. Além disso, a opção pelo Bitcoin se encaixa perfeitamente dentro da estratégia de Nassim Taleb, porque é um ativo que se beneficia do caos e de eventos randômicos.

Aprenda a investir em Bitcoin e receba publicações especiais com todas as orientações para você colocar sugestões de investimento em prática clicando aqui.

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site