Conteúdo Carrefour

‘Nosso objetivo é fazer o dinheiro render mais’: Banco Carrefour une dados e tecnologia para crescer com o cliente no centro

21 jul 2025, 9:00 - atualizado em 18 jul 2025, 13:48
banco carrefour felipe gomes ceo
Com forte presença entre os clientes do ecossistema de varejo do Grupo Carrefour Brasil e com atuação cada vez mais relevante também fora dele, o Banco Carrefour acelera a digitalização e oferece soluções financeiras como prazos estendidos, descontos e ativação rápida de cartões (Imagem: Divulgação)

Compreender as reais necessidades dos consumidores tem sido o caminho adotado pelo Banco Carrefour para desenvolver soluções cada vez mais alinhadas aos clientes.

Única instituição financeira 100% controlada e integrada a um varejista no Brasil, o banco atua há mais de 35 anos com o propósito de facilitar o dia a dia de mais de 7 milhões de clientes — tanto dentro do ecossistema do Grupo Carrefour Brasil quanto fora dele.

Esse ecossistema é formado por marcas de varejo conhecidas do público: Carrefour (que possui hipermercados, supermercados, lojas de proximidade, drogarias e postos de combustível), Atacadão (atacarejo e postos de combustível), Sam’s Club (único clube de compras do Brasil).

Complementando essa estrutura, há o Carrefour Property, responsável pela gestão e desenvolvimento dos ativos imobiliários do grupo, como galerias comerciais e centros de conveniência e o Banco Carrefour, emissor dos cartões de crédito dessas bandeiras – além de outros produtos, conectando financeiramente os diferentes formatos e ampliando a jornada do cliente em todo o grupo.

Com propostas comerciais complementares entre si, a “sacada” do banco foi entender o comportamento de compra dos clientes e oferecer uma integração de vantagens dos cartões oferecidos pela instituição que acompanhasse essa jornada multicanal. Em outras palavras, quem possui um cartão de qualquer marca do grupo tem acesso aos benefícios das três bandeiras.

Entre esses benefícios, vale destacar o parcelamento estendido (até 15 vezes sem juros), descontos exclusivos, isenção de anuidade para alguns dos produtos, além de parcelamentos em drogarias e prazos maiores para pagar por combustível nos postos do grupo.

Atualmente, o Banco Carrefour se consagra como o sexto maior emissor de cartões de crédito no Brasil, atrás apenas dos bancos tradicionais – Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil – e do Nubank.

Em meio à grande oferta de soluções de crédito disponíveis no país, Felipe Gomes, CEO do Banco Carrefour, destaca que todas as vantagens oferecidas pelo banco têm como objetivo atender ao principal desejo de seus clientes: fazer o dinheiro render mais.

“O nosso cliente deseja fazer mais com a renda que tem, e isso para ele, muitas vezes, acaba sendo mais importante do que gerar pontos para transformar em milhas, por exemplo. Ele quer fazer o dinheiro render mais. Com base nisso, os investimentos em benefícios nos cartões das marcas ficam focados, principalmente, em oferecer produtos com desconto, parcelamentos amplos, cashback e maiores prazos de pagamento”, explica Gomes.

“O nosso cliente faz as compras do mês no supermercado e, dali, pode ir diretamente a uma farmácia da rede e ter desconto para comprar um medicamento. Todos os incentivos que a gente dá são voltados à geração de um poder de compra maior ao nosso público”, complementa.

Segundo o CEO, essa experiência é inspirada no conceito de one stop shop: modelo de negócio em que o cliente encontra múltiplos produtos ou serviços em um único lugar. A proximidade física entre lojas das três marcas do Grupo Carrefour Brasil, inclusive, responde a esse conceito. “O cliente consegue ter um alto nível de disponibilidade e conveniência, além de uma experiência fluida, resolvendo a maior parte das suas necessidades diárias e, ainda, com retorno financeiro.”

Essa lógica de conveniência e integração entre marcas, já presente no ambiente físico e digital, também foi estendida ao meio de pagamento. O cliente pode usar o cartão da bandeira que possui — seja Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club — em qualquer uma das marcas do Grupo, com os mesmos benefícios e condições.

A complementaridade entre as marcas é evidente. Por exemplo, muitos clientes aproveitam o sortimento exclusivo de importados e marca própria no Sam’s Club, enquanto buscam bebidas e itens do dia a dia no Atacadão — tudo isso com os mesmos benefícios integrados, com o cartão de qualquer uma das bandeiras em mãos.

Essa transversalidade teve início em 2024 e o impacto positivo já ficou evidente nos resultados do primeiro trimestre deste ano. O número de transações transversais — ou seja, compras feitas com cartão de uma marca em lojas ou e-commerce de outra marca do Grupo — aumentou 36% nesse período. Ao mesmo tempo, as compras realizadas com cartões do banco fora da rede caíram 6,7%.

“Isso demonstra a força do ecossistema do Grupo, onde a pessoa consegue resolver as necessidades de casa sem precisar ir à concorrência. Nossos cartões conectam vários pontos importantes do dia a dia do cliente, fazendo a diferença na vida dele”, diz Felipe Gomes.

Banco Carrefour aposta em dados do consumo para oferecer crédito sob medida

Ser o único banco pertencente a um varejista no Brasil traz vantagens estratégicas, especialmente pela proximidade com a jornada real do consumidor. 

A condição especial para pagamento de combustível é exemplo disso. Hoje, quem utiliza um cartão de crédito do grupo nos Postos Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, tem até 70 dias de prazo para pagar seu abastecimento. “A gente percebeu que dar esse prazo estendido para o cliente dos postos é extremamente importante para dar fôlego financeiro a muitos de nossos clientes”, conta Felipe Gomes. 

Outro exemplo é relacionado ao comportamento dos clientes do Sam’s Club, único clube de compras em operação no país. Segundo o CEO, são consumidores que compram com frequência, buscam sortimento diferenciado e concentram suas compras básicas nas soluções oferecidas pelo banco.

“Os clientes do Sam’s Club costumam ter um poder aquisitivo maior. Por conta disso, podem até utilizar outros cartões de crédito para ‘fazer milha’ em outros estabelecimentos. Mas a concentração das necessidades básicas dele está sendo feita através da solução financeira do Banco Carrefour, e é isso que a gente busca atender”, afirma. 

A integração entre o banco e o varejo também se reflete nos pontos de venda. Nas lojas Carrefour, por exemplo, é possível identificar clientes com crédito pré-aprovado no momento da compra, direto no caixa,e oferecer, de forma prática, a adesão ao cartão, que pode ser ativado rapidamente.

O banco mantém um dos mais altos níveis de ativação do setor, reflexo direto da oferta alinhada ao momento de consumo e à conveniência da adesão.

Hoje, 82% dos clientes ativos do Banco Carrefour são usuários dos aplicativos do grupo. E isso, na visão do CEO, tem muito a ver com a experiência positiva oferecida nessas plataformas. “O que o cliente quer, hoje, é uma experiência fluida, rápida e resolver o problema dele em menos tempo, de forma eficiente, sem necessariamente ter que ligar e falar com alguém”, destaca.

Por isso, muitos estudos feitos no banco são em busca de digitalizar as demandas e as necessidades do cliente, de forma que ele consiga resolver tudo sozinho dentro do aplicativo. Um exemplo disso é o pedido de segunda via de cartão, que antes exigia atendimento presencial e hoje pode ser feito direto pelo app.

Uma jornada de crescimento: como o Banco Carrefour se tornou um banco multisoluções

O que começou há mais de 35 anos com um cartão private label exclusivo para compras no Carrefour evoluiu para um banco completo, com soluções que atendem tanto dentro do ecossistema do Grupo quanto fora dele. Além dos cartões de crédito, o Banco Carrefour oferece seguros, crédito pessoal e consignado — sempre com foco na experiência digital e no cliente como centro da estratégia.

Segundo Felipe Gomes, as soluções de crédito que o banco consegue prover hoje para os clientes fazem com que eles tenham uma capacidade maior de consumo.

“Somos um banco multisoluções e extremamente digital, focado em serviços financeiros para a classe média. Há mais de três décadas operamos com as classes C, D e E”, diz.

Em linha com essa descrição, hoje, 27% dos seguros são contratados de forma totalmente online, assim como 80% dos empréstimos pessoais. Em poucos minutos, a pessoa consegue informar o valor desejado, ter seu crédito analisado e ver o dinheiro cair na conta.

Vale lembrar ainda que, no primeiro trimestre deste ano, o banco alcançou um faturamento de R$ 17,8 bilhões, somado a uma carteira de crédito de R$ 29 bilhões. E a instituição quer ir além.

Segundo o CEO, o banco deseja investir cada vez mais em novas soluções financeiras, expandindo o portfólio de produtos. Dentre essas novidades, espera-se uma nova gama de serviços focados nos clientes pessoa jurídica – que representam cerca de um terço do faturamento do Atacadão como negócio.

“Hoje em dia, a gente dá um respiro para a pessoa física comprar em nosso ecossistema e resolver a sua vida. E pretendemos fazer a mesma coisa para o cliente pessoa jurídica: vamos criar soluções para que ele possa usar o crédito na compra dos insumos necessários para seus negócios e, assim, criar toda a jornada, que nós temos há 35 anos para a pessoa física, para a pessoa jurídica também”, ressalta.

Dessa forma, o banco continuará atuando para entregar benefícios robustos a seus clientes, fazendo com que seu dinheiro renda mais dentro do ecossistema do Grupo Carrefour. 

SAIBA MAIS SOBRE O BANCO CARREFOUR AQUI

Compartilhar

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.