O novo carnê da Casas Bahia (BHIA3): Como crediário online e banQi estão acelerando o e-commerce da varejista

A trajetória do Grupo Casas Bahia (BHIA3) sempre esteve ligada à democratização do consumo no Brasil. Nos anos 1950 e 1960, quando grande parte da população não tinha acesso a crédito bancário, a rede percebeu uma oportunidade: oferecer financiamento direto aos clientes por meio do crediário próprio.
Isso permitiu que milhares de famílias sem garantias reais ou comprovantes formais de renda pudessem adquirir móveis, eletrodomésticos e outros bens duráveis com parcelas pequenas e acessíveis.
Décadas depois, essa tradição de inovação com foco no cliente se renovou com a digitalização do tradicional “carnê da Casas Bahia” e o lançamento do banQi, a conta digital da companhia.
Esse novo formato de crediário, adicional ao carnê físico (ainda presente nas lojas), foi desenvolvido para facilitar ainda mais o acesso ao parcelamento sem que o cliente precise ter um cartão de crédito na carteira.
Em outras palavras, o crediário digital representa uma evolução natural do carnê físico, com alcance e conveniência ampliados. E o sucesso dessa estratégia pode ser notado no balanço financeiro mais recente do grupo.
Canais digitais lideram avanço no 2T25 e reforçam transformação do Grupo Casas Bahia
O crescimento da carteira de crediário da Casas Bahia foi de 11,3% no segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 6,2 bilhões.
Nas lojas físicas, a penetração do crediário foi de 25,5%, contra 23,7% no trimestre imediatamente anterior. Mas é no digital que esse modelo de pagamento vem se tornando um grande diferencial competitivo da Casas Bahia.
No 2T25, o sistema digital respondeu por 8,6% das vendas 1P (ou seja, de estoque próprio) ocorridas no e-commerce do grupo, contra 7,4% no 2T24.
Já nas vendas realizadas por terceiros no marketplace, a participação do crediário digital foi ainda maior e atingiu 9,7%, frente a 7,9% no mesmo período do ano anterior.
Isso mostra como o crediário digital se consolida como alavanca estratégica no Grupo Casas Bahia, impulsionando a expansão do ecossistema digital.
Essa expansão pode ser notada por meio do aumento nas vendas e da receita vinda do modelo online. No segundo trimestre deste ano, o GMV (Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadorias, em português) do e-commerce cresceu 10,4% frente a 2024, marcando o terceiro trimestre consecutivo de alta.
Além disso, a receita gerada pelo modelo online cresceu 8,7% no mesmo período – quase o dobro do crescimento de receita das lojas físicas, que ficou em 4,8%.
Isso demonstra a forte performance dos canais digitais da companhia, impulsionados pelo crediário digital e, também, pela conta digital banQi.
“Essas duas ferramentas não apenas ampliaram o acesso a crédito e serviços financeiros, como também se firmaram como pilares estratégicos para o crescimento sustentável da companhia, reforçando a transformação digital em curso”, explica Vital Leite, Diretor de Soluções Financeiras do Grupo Casas Bahia.
No total, a receita vinda de soluções financeiras, que incluem crediário e cartões, subiu 11,7% no 2T25 na comparação anual. O crescimento foi superior ao das outras duas linhas de receita da empresa, mercadorias e serviços, que tiveram variação de 6,0% e -2,7%, respectivamente.
Carteira de crediário mantém solidez e reforça fidelização
O diretor afirma que a qualidade da carteira de crediário da Casas Bahia também vem se mantendo consistente, mesmo diante do cenário de juros altos no Brasil. “Seguimos monitorando o cenário econômico de forma cautelosa e mantendo uma abordagem conservadora, assim garantimos a solidez e a sustentabilidade da carteira”, explica.
A taxa “over 90 dias” (que diz respeito aos clientes com atraso no pagamento superior a esse período) ficou em 8,4% no 2T25, uma melhoria de 0,01 ponto porcentual se comparada ao mesmo período do ano passado.
Já o nível de perda sobre a carteira ativa ficou em 4,0%, melhora de 0,8 ponto porcentual frente ao 2T24.
Vale destacar, ainda, o papel de fidelização exercido pelo crediário – e ampliado ainda mais pela digitalização, uma vez que o modelo online permite alcançar clientes em mais de 4.600 municípios sem presença física, o equivalente a 94% das cidades brasileiras.
“Essa fortaleza, aliada à disciplina de concessão e modelos de cobrança, sustenta a qualidade da carteira e amplia oportunidades de monetização”, explica Vital.
Todos os clientes ao redor do Brasil podem fazer o acompanhamento do crediário digital, assim como o pagamento e a antecipação de suas parcelas, por meio do banQi, um aplicativo que já conta com mais de 22,9 milhões de downloads no país.
“Essa inovação trouxe mais conveniência e segurança para os consumidores, mantendo a essência do crediário tradicional, mas com a praticidade do mundo digital”, ressalta Vital.
BanQi: crediário online, PIX, empréstimos pessoais e outras soluções financeiras
Mas a verdade é que o banQi é muito mais que crediário online. Por meio de uma conta digital gratuita, o usuário pode fazer transferências e depósitos via PIX, antecipar o FGTS e até solicitar empréstimos pessoais, tudo de forma online e prática.
Ainda é possível fazer saques em lojas físicas da Casas Bahia (com o diferencial de horários mais flexíveis que os dos bancos tradicionais) e adquirir cartões pré-pagos, sem necessidade de aprovação e nem anuidade.
Em outras palavras, o banQi representa uma plataforma financeira completa para o consumidor – que chega a utilizar o aplicativo 61 vezes em um intervalo de 360 dias, conforme o último balanço trimestral da Casas Bahia, demonstrando forte engajamento.
E, olhando pelo lado da companhia, o banQi é uma peça fundamental da estratégia da Casas Bahia para ampliar o relacionamento financeiro com seus clientes, indo além da venda de produtos. Ele reduz custos operacionais e, ainda, fornece dados adicionais para análise de risco do cliente.
No 2T25, a operação do banQi registrou lucro pelo terceiro trimestre consecutivo. São mais de R$ 28,4 bilhões em transações acumuladas e 8,4 milhões de contas abertas, uma alta de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para saber mais sobre o desempenho da Casas Bahia no último trimestre e conferir detalhes sobre a expansão dos resultados financeiros do grupo, acesse o site de RI da companhia neste link.