O que esperar dos resultados de Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBAS3), Vale (VALE3) e mais 120 empresas no 3º trimestre de 2025?

Nesta semana tem início a última temporada de balanços do ano. A partir da próxima terça-feira (22), o mercado passará a conhecer os resultados do 3º trimestre de 2025 (3T25) de companhias como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Banco do Brasil (BBAS3).
O período costuma concentrar grande atenção dos investidores. Isso porque os números das principais empresas listadas na bolsa funcionam como um termômetro do desempenho corporativo e podem influenciar diretamente as decisões de investimento até o fim do ano.
Assim, até o fim de novembro, o investidor será “bombardeado” por uma série de números. Mas para muitos, o principal desafio é saber como usar essas informações para encontrar boas oportunidades de investimento e fugir das “ciladas”.
VEJA MAIS: BTG Pactual libera Guia de Resultados do 3T25 de forma gratuita
Confira como se preparar para a temporada de resultados do 3T25
Entre julho e setembro o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, valorizou 7%. Apesar dos juros em patamares elevados e incertezas com relação à política fiscal, o mercado se manteve otimista.
Os resultados do 2T25 foram, na média, positivos e trouxeram fôlego para a bolsa, especialmente em agosto, quando o índice registrou boa parte da alta do trimestre (+6%).
Mas além dos resultados da temporada passada, o corte de juros nos Estados Unidos e a sinalização de desaquecimento da economia doméstica impulsionaram os ativos de risco local.
Nesse sentido, os resultados do 3T25 devem apontar quais são as empresas que podem continuar performando bem nos próximos meses e quais devem decepcionar.
Em geral, nomes como Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) costumam estar no “radar” dos investidores. Mas além das “gigantes” há pelo menos outras 120 empresas que vale a pena acompanhar nesta temporada.
Contudo, analisar com profundidade uma grande quantidade de balanços e identificar as melhores oportunidades não é uma tarefa fácil.
Foi por este motivo que o BTG Pactual elaborou um Guia de Resultados da 3T25. Neste material, os analistas revelam o que o investidor pode esperar dos balanços e algumas das principais empresas da bolsa.
Por exemplo, entre os resultados desta semana, teremos a Weg (WEGE3) e a Usiminas (USIM5). Para essas empresas, algumas das expectativas do banco são:
- A Weg deve reportar um lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, com crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2024;
- Já a Usiminas pode apresentar queda de 77% no lucro líquido em relação ao 3T24.
Além das projeções de lucro líquido, os analistas do BTG apontaram as perspectivas de Ebitda, receita, margens e revelaram qual a recomendação para estas ações.
Mas como dito, estas são apenas algumas das empresas avaliadas pelo banco. Além destas, o Guia de Resultados do 3T25 mostra o que esperar do balanço de mais de 120 empresas.
Baixe gratuito: acompanhe a temporada de resultados do 3T25 com o guia do BTG
A ideia do guia elaborado pelo BTG é ser como uma “bússola” para os investidores para que, assim, eles possam tomar as melhores decisões de investimento ao longo da temporada de resultados do 3T25.
O melhor de tudo é que você pode ter acesso a este conteúdo de forma gratuita. Isso porque o Money Times — portal parceiro do Seu Dinheiro — está disponibilizando o guia completo para os seus leitores, como cortesia.
Para liberar o seu acesso é simples. Basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções para baixar o seu guia.
BAIXE GRATUITAMENTE O GUIA PARA A TEMPORADA DE RESULTADOS DO 3T25
DISCLAIMER: “Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).”