MT Labs

Ouro e dólar: saiba como e se ainda vale a pena investir nos dois ativos mais rentáveis de abril

09 maio 2024, 9:51 - atualizado em 09 maio 2024, 9:51
dólar ouro altas ante o real

O ouro e o dólar são considerados hedges (proteção, no jargão do mercado) clássicos. Em momentos de crise, incerteza e volatilidade, os investidores, normalmente, recorrem a esses dois ativos “antifrágeis”.

Em abril, não foi diferente. Com os dados econômicos apontando para o adiamento do ciclo de queda de juros nos Estados Unidos, os investidores correram em direção ao metal e à moeda mais tradicionais do mundo.

Não por acaso, o ouro e o dólar foram os melhores investimentos do último mês. O primeiro, aqui representado pelo ETF GOLD11, avançou 6,74%. Já o dólar à vista valorizou 3,53% no período.

O desempenho do ouro, inclusive, tem chamado a atenção desde o início de 2024. Afinal, o ativo, conhecido pela estabilidade, se valorizou mais de 16% no ano, com base no fechamento de segunda-feira (6). 

Como investir em dólar e ouro?

Investir em ouro e dólar pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Isso porque, caso não tenha interesse em comprar os ativos físicos, o investidor tem outras opções.

Uma delas são os ETFs (Exchange Traded Funds), fundos negociados em bolsa. Nessa modalidade, os investidores compram papéis que representam uma quantidade de ouro – o GOLD11 é um exemplo de ETF de ouro da B3.

Outra opção é comprar cotas de fundos de investimentos que investem em ativos relacionados ao ouro ou ao dólar. Esses fundos são administrados por gestores profissionais, que fazem todas as movimentações necessárias.

Quando se trata de dólar, os fundos cambiais são uma das primeiras lembranças dos investidores. Esses portfólios alocam grande parte do patrimônio em ativos ligados à moeda norte-americana e à variação cambial, e também são uma boa opção para ter parte do patrimônio exposto ao dólar.

Esses são apenas alguns exemplos de como investir em ouro e dólar com poucos cliques e sem sair de casa. Também existem outros meios, como comprar ações ou BDRs de companhias que são uma “proxy” desses dois ativos. 

Você pode saber mais sobre como investir e qual estratégia usar neste curso gratuito oferecido pela Empiricus Educação.

Mas, afinal, vale a pena investir nesses dois ativos?

A maioria esmagadora dos investidores experientes recomendam uma carteira devidamente diversificada, que inclua ouro e dólar.

Ter os dois ativos no portfólio é importante para compor o patrimônio e proteger os investimentos mais arriscados em momentos de crises ou tensões – até porque, na maioria das vezes, esses períodos difíceis não dão “aviso prévio”.

No entanto, não existe um “peso correto” para o dólar e o ouro na carteira. Isso depende de vários fatores, como o perfil do investidor, o objetivo do investimento, a estratégia a ser adotada e o cenário macroeconômico.

À primeira vista, analisar todas essas nuances parece “um bicho de sete cabeças”, mas está longe de ser. 

Para que o investidor possa saber tudo sobre ouro e dólar e assim gerenciar os investimentos de forma mais adequada, a Empiricus Educação oferece o curso gratuito Proteja seus Investimentos com Ouro e Dólar.

Nele, o investidor aprenderá:

  • O papel do ouro e do dólar na diversificação de investimentos;
  • Estratégias para investir em ouro e dólar;
  • Análise de mercado;
  • O cenário atual e as perspectivas para o futuro.

Desta maneira, você saberá como proteger seu patrimônio, diversificar seu portfólio e, ao mesmo tempo, ter a chance de maximizar seus retornos com dois dos ativos mais sólidos do mundo.

Tudo isso de maneira 100% gratuita. Para se tornar um “expert” em ouro e dólar, basta se cadastrar no curso através do botão abaixo. 

CURSO GRATUITO: PROTEJA SEUS INVESTIMENTOS COM OURO E DÓLAR

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.