PETR4 em alerta: hora de comprar ou vender? CEO da Petrobras defende que quem fugir dos papéis ‘vai se arrepender’

“Quem vender vai se arrepender”. A declaração da CEO da Petrobras, Magda Chambriard, durante um evento no Rio de Janeiro, vem em meio a um cenário de forte pressão sobre as ações PETR4, que caem mais de 17% no ano e acumulam perda de 7% em agosto.
Mas será que o momento é de compra ou de cautela? O analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, analisou os principais fatores que influenciam o futuro da estatal.
Dividendos abaixo das expectativas e resultado do 2T25 desanimou investidores
O balanço da Petrobras foi divulgado no início de agosto e desanimou os investidores. Embora a empresa tenha revertido o prejuízo de um ano atrás, os dividendos divulgados pela estatal foram menores que o esperado pelo mercado – 2% de dividend yield –, o que levou à queda dos papéis.
Porém, segundo Ruy Hungria, o pessimismo do mercado após os resultados do 2T25 e os proventos abaixo das expectativas não anulam o valor de longo prazo da empresa.
Isso porque, na visão do analista, a Petrobras segue forte no pré-sal, com petróleo de alta qualidade, reservas robustas e custo de extração baixo, o que sustenta um fluxo de caixa sólido.
Portanto, Hungria destaca que, mesmo com os dividendos menos expressivos, a Petrobras mantém bom potencial de renda extra. Para ele, os pagamentos para os acionistas “devem melhorar à medida que a produção aumenta ao longo do ano”.
O analista projeta um dividend yield acima de 10% ao ano para a petroleira, o que é um patamar ainda bastante atrativo para buscar lucros com proventos na bolsa.
Além disso, cabe ressaltar que, com a desvalorização recente, o papel ficou ainda mais barato e com bom potencial de retornos por meio da valorização do ativo.
Logo, isso faz da ação PETR4 uma opção estratégica para buscar renda passiva de longo prazo.
Não é à toa que Ruy Hungria incluiu a Petrobras em uma carteira que seleciona os 5 melhores papéis para buscar dividendos no cenário atual. Entretanto, vale destacar que PETR4 é apenas uma das indicações promissoras deste portfólio. Além dela, há outras 4 indicações que você não pode deixar de conhecer.
CARTEIRA GRATUITA: VEJA A TESE DE PETROBRAS E MAIS 4 AÇÕES PROMISSORAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS AGORA
Além de Petrobras: veja outras 4 ações para buscar dividendos promissores
Como mencionado anteriormente, a PETR4 não está sozinha entre as principais recomendações para este mês.
A carteira de dividendos da Empiricus reúne 5 empresas cuidadosamente selecionadas, com foco em renda passiva e valorização no longo prazo.
A seleção busca unir resiliência e potencial de crescimento em diferentes setores da bolsa brasileira. Porém, os papéis possuem algumas características em comum, como:
- Maturidade e liderança: companhias consolidadas, líderes em seus setores, com vantagens competitivas claras;
- Modelos de negócio resilientes: capazes de operar em cenários econômicos desafiadores sem comprometer sua performance;
- Inserção em mercados estruturais: setores com tendências seculares e estabilidade de margens;
- Balanços sólidos e liquidez adequada: oferecendo segurança e facilidade de negociação das ações;
- Valuation atrativo e margem de segurança: equilíbrio entre preço justo e potencial de retorno;
- Histórico de geração de caixa livre (GCL): capacidade comprovada de distribuir dividendos de forma consistente, potencializando o retorno total ao longo do tempo.
Lembre-se: um dos papéis dessa carteira você já conhece, é a Petrobras. Agora, pode conhecer os outros 4 ativos recomendados sem gastar nem um centavo.
Isso porque esse portfólio foi liberado como uma cortesia para qualquer leitor interessado nesta matéria. Portanto, nem um centavo será cobrado para ler as teses de cada uma das indicações.
Quer conhecer a tese de cada empresa e descobrir como elas podem te ajudar a buscar renda passiva? Clique aqui ou no botão abaixo e acesse gratuitamente o relatório com as 5 recomendações para buscar proventos.