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Picapes crescem junto com o agrobusiness

11 maio 2022, 12:00 - atualizado em 16 maio 2022, 13:25
Mitsubishi L200
Repletas de tecnologia e segurança, as picapes grandes oferecem robustez e desempenho para o trabalho, além de conforto e versatilidade para as horas de lazer (Imagem: Mitsubishi/Divulgação)

As picapes estão mais na moda do que nunca. De acordo com dados da Fenabrave, entidade que reúne os concessionários no país, em 2021 as vendas do segmento de picapes grandes cresceram 30,6%, mesmo em meio à recente crise de oferta da indústria automotiva.  

Esse crescimento não foi por acaso. As picapes evoluíram, aproximando-se cada vez mais do conforto do automóvel. Estão também muito mais potentes, seguras e conectadas. E por reunirem tantos atributos, elas combinam com o mundo do agrobusiness, cada vez mais tecnológico.

Tradição no campo

O crescimento de vendas das picapes acompanha a evolução do agronegócio brasileiro, um dos setores mais sólidos da economia brasileira. Mais do que um veículo, a picape é praticamente uma ferramenta de trabalho desses prósperos agricultores, que assim como lidam com os negócios, tornam-se exigentes consumidores de veículos.

Tudo isso sem perder a tradição de poder rodar com um veículo robusto, forte e que aguenta firme o trabalho no campo. Para transportar grãos, ração, sementes, ferramentas, insumos agrícolas, etc., a picape é o veículo ideal por suas funcionalidades e versatilidade.

As melhores caminhonetes contam com tração 4×4 com todos os recursos inteligentes disponíveis, que ajudam na economia de combustível e otimizam os tipos de terreno por onde trafegam.

O compartimento de carga deve estar preparado para atender às diferentes necessidades do segmento agro, seja em peso, volume e capacidade de reboque.

Para percorrer longas distâncias, entre o campo e as cidades, os fazendeiros não abrem mão do motor turbodiesel, a melhor solução em desempenho, torque, consumo, manutenção e durabilidade.

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Mais de 40 anos no mercado

Há quatro décadas, a Mitsubishi mantém a herança das primeiras picapes L200, referência em dirigibilidade, capacidade off-road, conforto e desempenho.

Produzida no coração do Brasil, em Catalão, Goiás, a L200 Triton agrega toda a evolução sem perder a essência e o DNA de um veículo confiável e funcional. Em sua linha 2022, a picape Mitsubishi reúne muitas tecnologias e comodidades que a diferenciam da concorrência.

Com o moderno motor turbodiesel de quatro cilindros 2.4, a L200 entrega 190 cavalos de potência e o excelente torque de 43,9 kgfm já a partir de 2.500 rpm, que lhe garante muita força já em baixas rotações.

A L200 Triton Sport traz um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades e, nas versões HPE e HPE-S, ainda conta com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters no volante, um reforço em sua esportividade.

Sua relação de marchas foi calibrada para utilizar todo torque máximo do motor em baixas rotações, com todo o conforto, mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro.

Uma das picapes mais leves da categoria, com 1.950 kg, a L200 Triton Sport com cabine dupla é também a que oferece o maior conforto no banco traseiro, com excelente espaço para as pernas, ombros e cabeça.

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Incomparável no off-road

A suspensão independente na dianteira e com eixo rígido na traseira da Mitsubishi L200 Triton Sport com as novas molas e amortecedores garantem o bom desempenho e ajudam a encarar lombadas, buracos e valetas, com total controle do motorista e conforto aos ocupantes.

O sistema 4×4 da Mitsubishi L200 Triton Sport ficou ainda mais moderno com o exclusivo sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) das versões HPE e HPE-S. São quatro modos de operação, que permitem rodar em diversas condições. Por meio de um seletor no console, o motorista pode escolher o melhor ajuste conforme o piso: na posição 2H, opera apenas com a tração traseira, ideal em vias de asfalto, para rodar suave e privilegiando o consumo de combustível.

Na opção 4H, entra em funcionamento a tração nas 4 rodas, necessária em pisos irregulares, serra e sob chuva: o sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.

O sistema SS4-II da L200 Triton HPE e HPE-S ainda conta com o modo 4HLc, ideal para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência e o 4LLc, que deve ser acionado em subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Encarando qualquer tipo de terreno

Outra novidade na picape é a adoção do Off-Road Mode, recurso eletrônico que deixa a L200 Triton Sport HPE e HPE-S ainda mais preparada para encarar os diferentes tipos de terrenos e desafios. A seleção eletrônica, preparada para rodar sobre cascalho, lama/neve, areia ou pedra, aperfeiçoa a tração para cada piso, ajustando automaticamente potência do motor, transmissão, freios e controles de estabilidade e de tração.

As descidas íngremes são vencidas pelo Controle de Descida em Rampas (HDC). Mesmo com baixa aderência, o sistema controla a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador.

A tração também conta com o Sistema de Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, útil em situações de atolamento ou quando uma das rodas não está em contato com o solo.

Se uma ou mais rodas estiverem sem tração, os modelos da Mitsubishi L200 Triton Sport contam com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que desacelera a roda com menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo e controlando o torque do motor para evitar escorregamentos.

Com suas generosas dimensões, a picape L200 e seus ângulos de entrada (32°), saída (23°) e brake over (25°) lhe dão aptidão para encarar todos os tipos de terrenos e ainda atravessar trechos alagados até 600 milímetros de profundidade.

L200 Triton Sport: carga pesada

Para o trabalho, a caçamba da Mitsubishi L200 Triton Sport oferece uma das maiores capacidades de carga útil: até 1.055 kg, acrescida de outros 2.300 kg de capacidade de reboque.

Para isso, a caminhonete conta com o Assistente de Estabilidade com Trailers (TSA), sistema que ajuda na dirigibilidade e reduz riscos de perda de controle que podem levar ao tombamento ou a posição de “L” da carga ou trailer rebocado.

A caçamba das versões HPE e HPE-S, aliás, vem de série com o revestimento X-Liner, que protege contra riscos e corrosão.

GLS, ideal para o trabalho pesado

Voltada para o trabalho, sem deixar de ser confortável, a versão GLS da Triton Sport conta com sistema multimídia de 7”, ar-condicionado digital automático e assistente de frenagem de emergência, entre outros itens de conforto e segurança.

HPE-S: sofisticação e segurança

Para quem não abre mão de robustez e sofisticação, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, topo de linha, acrescenta faróis em LED, ar-condicionado digital automático dual zone, bancos de couro, piloto automático, diversos sensores, câmera de ré e multimídia de 7” com comando de voz estão entre seus destaques.

Sistema de frenagem autônoma, assistente de ponto cego, aviso de saída de faixa e alerta de tráfego traseiro são diferenciais para quem valoriza dirigir com total segurança.

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