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Por que você deveria ter um SUV 4×4

19 set 2022, 10:00 - atualizado em 13 set 2022, 15:27
mitsubishi eclipse cross
A tração integral pode ser um recurso muito útil nas estradas off-road, mas é um item importante para rodar com segurança também no asfalto da cidade no dia a dia (Imagem: Divulgação/Mitsubishi)

Quando você pensa num veículo 4×4, isso te remete à aventura e ao off-road, para caminhos difíceis de terra e lama? Pois saiba que a tecnologia da tração nas quatro rodas vai muito além disso e pode ser uma “mão na roda” para os trajetos no asfalto.

Os sistemas AWD (sigla em inglês de All Wheel Drive, ou tração integral) são os mais evoluídos quando se trata de tração nas quatro rodas, porque servem para qualquer tipo de piso, incluindo por onde circulamos na cidade, e tornam a condução mais confortável e segura.

Em veículos mais modernos o sistema 4×4 é automático, distribuindo a força entre os eixos e as quatro rodas individualmente, conforme a necessidade. O motorista não precisa intervir. A partir da leitura de vários parâmetros, a correção é feita sem que o motorista perceba o quanto ele é seguro.

Embora o sistema seja mais exigido na terra ou na lama, a tração também opera no asfalto, quando o veículo circula em pisos de baixa aderência, como na chuva ou em áreas escorregadias, ou quando enfrenta buracos e até em subidas íngremes. Além disso, a tecnologia AWD ajuda a manter a trajetória do veículo.

A diferença entre a tração 2WD, 4WD e AWD

A tração 2WD, mais conhecida como tração nas duas rodas, pode ser dianteira ou traseira e é a mais comum em nosso mercado. Hoje, a maioria dos veículos é tracionada pelo eixo dianteiro.

Os 4×2 têm menos aderência e ficam limitados ao trafegar em terrenos escorregadios, na lama ou na areia. Dependendo do obstáculo, podem atolar.

Modelos de carros mais antigos costumavam ser 4×2 com tração traseira. Os modelos com motor frontal e tração traseira trazem um componente chamado eixo cardã, que transfere a força do motor ao eixo traseiro.  Outra característica desses carros é que são mais suscetíveis a sair de traseira e o motorista ter dificuldades em controlá-lo.

4WD x AWD

Em geral, todos os 4×4 têm melhor estabilidade, dirigibilidade e desempenho em terrenos acidentados. Por causa do incremento de componentes, são veículos com preços mais elevados de compra e manutenção.

Apesar da sigla parecida e ambos terem tração nas 4 rodas, há uma diferença fundamental entre 4WD e AWD.

Os veículos dotados de tração Four Wheel Drive, ou 4WD, rodam em 4×2 (puxados só no eixo dianteiro ou só traseiro) e o 4×4 é ativado pelo condutor quando necessário, conforme o tipo de solo que enfrenta. O acionamento do 4×4 pode ser mecânico, por alavanca, ou eletrônico, por meio de uma tecla ou botão. Em veículos mais modernos, essa mudança de 4×2 para 4×4 pode ocorrer com o veículo em movimento.

Entre os atuais modelos, temos o 4WD em picapes como Mitsubishi L200, e em SUVs, como Suzuki Jimny Sierra e Mitsubishi Pajero Sport.

Nos carros com tração All Wheel Drive (AWD), o sistema é permanente: as quatro rodas ficam sempre tracionadas. O AWD é considerado um dos mais inteligentes e tecnológicos sistemas porque funciona por gerenciamento eletrônico em veículos mais modernos. Vale lembrar que ele não é a única opção: existem veículos um sistema de tração com uma posição equivalente ao AWD, como a L200 Triton Sport HPE e HPE-S e o Pajero Sport.

Sensores monitoram o veículo e distribuem a potência do motor nas rodas que precisam, sejam elas dianteiras, traseiras ou as quatro. É também um dos sistemas mais seguros: mais aderente e estável, o motorista consegue controlar melhor o veículo se uma ou duas rodas perderem tração.

Os carros com AWD e equivalentes também são superiores no asfalto, por exemplo, em curvas de baixa velocidade. A tração integral permite que os eixos dianteiros e traseiros girem em velocidades diferentes, o que melhora a aderência e torna a direção mais segura em todas as situações.

Em nosso mercado, o Mitsubishi Eclipse Cross é um dos exemplos mais bem conceituados de veículos AWD.

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SUV 4×2 ou SUV 4×4?

Entre tantos SUVs no mercado hoje, de tamanhos e preços variados, a maioria é 4×2. Primeiramente, porque são baseados em plataformas de modelos compactos e por isso não foram concebidos para serem 4×4.

E por que a tração nas 4 rodas é tão importante? Porque é um diferencial tecnológico, que ajuda na dirigibilidade e na segurança no dia a dia ou em momentos de menor aderência, como dirigir sob chuva, algo bem comum.

Adicione aí a possibilidade de transpor barreiras às quais um 4×2 não conseguiria passar. Isso porque os SUVs são mais pesados e a simples passagem numa estrada de terra após uma chuva pode deixar o motorista na mão.

Já em ambientes urbanos, a diferença entre a tração 4×2 e 4×4 pode não ser tão perceptível. Mas a integral vai fazer muita diferença em segurança e conforto aos ocupantes quando for encarar uma área alagada, subir uma ladeira com pista molhada (ainda mais se for de paralelepípedos) e passar por valetas e buracos.

Um carro com tração 4×4 também exige que todos os sistemas de suspensão, freios e direção sejam mais resistentes e robustos. Por todo esse conjunto, proporciona mais estabilidade, segurança e conforto ao dirigir.

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Um 4×4 ainda mais inteligente e avançado

Numa evolução tecnológica, veículos AWD são superiores em desempenho e segurança. E entre eles, há sistemas ainda mais hi-tech, como o S-AWC (sigla de Super All Wheel Control), desenvolvido exclusivamente pela Mitsubishi.

Ele se diferencia por apresentar controles ativos integrados, que atuam na direção, diferencial central e controle de estabilidade no sistema de tração 4×4. Na prática, ele aumenta a segurança em qualquer tipo de piso.

Hoje, o único carro a contar com esta tecnologia avançada no Brasil é o SUV Mitsubishi Eclipse Cross, na versão top de linha HPE-S S-AWC.

É um 4×4 sob demanda: em condições normais, funciona com o 4×2 dianteiro. Se o sistema perceber que está em um piso escorregadio ou se o carro sair da trajetória, ele aciona progressivamente as rodas traseiras, pelo diferencial central. Um sistema eletromagnético pode dividir o torque em até 50% para cada eixo.

Essa operação toda é automática e o motorista muitas vezes nem percebe. A condução pode ser ainda mais otimizada por meio de um botão no console, que permite escolher os modos Snow, em condições de pisos escorregadios; e Gravel, para uso em terrenos irregulares e com risco de atolamento. Nesses casos, o sistema vai atuar em direção, troca de marcha, torque, ABS e outros controles para melhorar o desempenho nessas situações adversas.

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