MT Labs

Resultados do 2T25: dois setores são os favoritos da temporada, mas há um ‘vilão’ que deve ficar no radar

25 jul 2025, 16:00 - atualizado em 25 jul 2025, 11:04
bolsa ações small caps microcaps resultados 2t25
Analista defende que os balanços do 2T25 devem ser positivos devido à economia brasileira forte; quais serão os ‘vencedores’ da temporada? (Imagem: Canva Pro)

A largada da temporada de balanços do 2º trimestre de 2025 já foi dada e os primeiros resultados começaram a movimentar o mercado. Weg (WEGE3), Carrefour (CRFB3) e Usiminas (USIM5) estão entre as primeiras companhias da temporada, que deve se intensificar nas próximas semanas.

Esse é um dos momentos mais importantes para quem investe na bolsa. Os balanços revelam sinais claros sobre o desempenho operacional das empresas e ajudam a diferenciar quem está entregando resultado e quem pode decepcionar.

Na visão da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, os números do 2T25 devem agradar o mercado no geral:

“Devemos ver uma temporada positiva, refletindo a economia brasileira forte e os esforços de eficiência das empresas”, afirmou em entrevista ao Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro – portal de notícias parceiro do Money Times.

É claro que, embora as projeções para os balanços sejam animadoras, a analista destaca um ponto de atenção: o nível de alavancagem.

A Selic média no 2T25 foi de 14,5%, enquanto no mesmo período do ano anterior, no 2T24, a taxa básica de juros estava em 10,5%.

Justamente por isso, Larissa defende que o mercado deve ficar de olho nos resultados das empresas mais alavancadas: “Isso vai fazer uma diferença relevante. Com tudo o mais constante, os juros mais altos devem aumentar em 40% a despesa com juros”.

Estes segmentos são os favoritos no 2º trimestre de 2025

Enquanto Larissa Quaresma acredita que empresas muito alavancadas devem ser as perdedoras da temporada com o “vilão” dos juros nas alturas, a analista também aponta quais companhias devem ganhar destaque em meio aos resultados.

Para ela, dois setores devem ser os vencedores no 2T25:

  • O varejo; e
  • As incorporadoras de baixa renda.

Para ela, empresas voltadas para a economia doméstica, especialmente varejistas, devem chamar a atenção do mercado nesta temporada com um patamar de crescimento bastante forte.

Uma companhia que pode surpreender positivamente, por exemplo, é a Smart Fit (SMFT3).

O grupo de academias faz parte do varejo de serviços e, na visão da analista, tem conseguido repassar preços, possui um motor de ganho de mercado relevante e mantém margens saudáveis.

Já no caso das incorporadoras de baixa renda, Larissa Quaresma tem perspectivas positivas principalmente pelos incentivos governamentais:

“Apesar dos juros altos, [as empresas] são muito ajudadas pelos programas de incentivo à habitação popular do governo. Algumas prévias operacionais já foram publicadas e vimos que as vendas e os lançamentos continuam em ritmo muito forte, enquanto a queda de preço das commodities ajuda na margem bruta. Esse é um efeito muito poderoso para o crescimento de lucro”.

VEJA EM QUAIS AÇÕES INVESTIR COM OS BALANÇOS DO 2T25

Temporada de balanços no radar: como buscar lucros? Analista ‘traduz’ os principais indicadores

Cabe ressaltar que essas são apenas as estimativas da analista para a temporada. Porém, é necessário acompanhar a divulgação dos balanços para saber se as expectativas se concretizaram e se há oportunidade para investir em cada ação da bolsa.

É claro que, com mais de 400 empresas listadas no Brasil, dificilmente um investidor comum daria conta de ficar de olho em todos os números divulgados em um intervalo aproximado de um mês.

Pensando nisso, Larissa Quaresma e outros analistas da Empiricus Research se debruçam sobre os resultados mais relevantes do mercado para ajudar o investidor a entender em detalhes o que está em jogo e se é hora de comprar, vender ou ficar neutro sobre os papéis.

Trata-se de uma cobertura da temporada de balanços feita por especialistas de peso no mercado. O objetivo é responder a perguntas como:

  • Quais empresas valem a pena investir?
  • Como está a saúde financeira de cada companhia?
  • Como se posicionar melhor?
  • O que fazer com ações de gigantes como PETR4, VALE3 e outros ativos?

Para isso, a equipe de análise vai “traduzir” tudo que o investidor precisa saber para investir com inteligência e buscar lucros em meio às publicações de resultados. Abaixo, é possível acessar todos esses conteúdos:

VEJA COMO BUSCAR LUCROS NA TEMPORADA DE RESULTADOS DO 2T25

Money Times cria ‘kit 2T25’ para reunir os principais insights da temporada de balanços

Essas análises da equipe da Empiricus Research fazem parte do “kit 2T25”, disponibilizado pelo Money Times.

Durante a temporada de balanços, nossa equipe de jornalistas faz uma cobertura completa dos números divulgados e qualquer leitor interessado pode receber esses insights em primeira mão clicando aqui.

Esse pacote de conteúdos oferece:

  • Uma página com todas as informações dos balanços das empresas em primeira mão;
  • Análises de especialistas da Empiricus Research sobre alguns dos resultados mais relevantes; e
  • Recomendações de compra, venda ou neutro a partir da saúde financeira das companhias.

A boa notícia é que nem um centavo é cobrado para acessar o “kit 2T25”. Trata-se de uma cortesia do Money Times para investidores que queiram buscar lucros atrativos nesta temporada.

Para liberar o seu acesso a esses conteúdos, basta clicar neste link ou no botão abaixo:

GRATUITO: VEJA ONDE INVESTIR NA TEMPORADA DE RESULTADOS DO 2T25

Compartilhar

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.