Retorno acima da Selic: ação varejista já saltou 17% em 2025 e analista defende que o papel ainda tem fôlego

O cenário econômico atual reúne uma combinação rara de fatores que abrem uma janela estratégica para quem busca investir com inteligência.
Enquanto a desaceleração nos Estados Unidos e tensões geopolíticas moldam o ambiente global, o Brasil começa a mostrar sinais claros de retomada, com inflação sob controle, juros em trajetória de queda e uma bolsa que segue negociando a preços atrativos.
O Brasil vive o que os economistas chamam de pouso suave: a inflação está cedendo aos poucos, enquanto a economia desacelera de forma controlada. O Banco Central encerrou o ciclo de alta da Selic (atualmente em 15% ao ano) e já abriu espaço para discutir cortes futuros, algo que historicamente favorece a valorização da Bolsa.
Neste cenário, Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, reforça que “boa parte do retorno em bolsa acontece para quem se posiciona antes do movimento, já que o fluxo costuma impulsionar os múltiplos para cima”.
Logo, mesmo com a alta recente do Ibovespa – que já saltou mais de 14% neste ano –, os preços seguem atrativos, e este pode ser um dos melhores momentos para entrar na bolsa nos últimos anos.
VEJA AS AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA SE POSICIONAR NESTE CENÁRIO
Setor varejista em destaque: descubra onde vale a pena investir no cenário atual
Entre os destaques do momento, o setor varejista brasileiro tem se mostrado especialmente resiliente e promissor. Apesar do cenário de juros ainda elevados, algumas empresas conseguiram entregar resultados robustos e superar a média do mercado. Além disso, a expectativa de fim do ciclo de alta da Selic funciona como um “gatilho” de alta para o setor.
Uma das ações desse segmento acumula uma valorização de 17% no ano de 2025, superando até mesmo o rendimento da Selic mesmo no maior patamar dos últimos 20 anos.
Segundo a analista da Empiricus Research, esse ativo ainda tem grande potencial de valorização, apoiado por fundamentos sólidos, ganhos operacionais recentes e perspectivas positivas. Não é à toa que essa ação foi incluída em um portfólio que seleciona os 10 papéis mais promissores para investir neste mês.
Desde o segundo semestre de 2023, essa companhia vem mostrando evolução consistente, elevando significativamente a rentabilidade do negócio e aprimorando a qualidade da sua estrutura de capital.
Para investidores atentos, essa varejista representa uma oportunidade concreta de crescimento sustentável e geração de valor em um mercado em constante transformação.
CONHEÇA A TESE COMPLETA DESSA VAREJISTA E OUTRAS AÇÕES RECOMENDADAS PARA JULHO
SBF e outras 9 ações que estão no radar da Empiricus para julho
Sem mais delongas, a varejista recomendada para investir agora é a SBF (SBFG3), o maior grupo do varejo esportivo do Brasil, dono da Centauro e da Fisia, distribuidora exclusiva da Nike no país.
A empresa se apoia em três pilares estratégicos fundamentais:
- Retomada do crescimento com rentabilidade na operação Nike, após ajustes em 2024. A marca tem amplo espaço para expansão física e digital no Brasil, com menos de 50 lojas e um aplicativo próprio recém-lançado;
- Valuation atrativo: as ações negociam a cerca de 6 vezes o lucro estimado para 2025, bem abaixo da média histórica e do setor;
- Exposição a uma tendência estrutural promissora, impulsionada pelo crescimento do mercado esportivo, com consumidores cada vez mais focados em saúde e bem-estar.
Para ter ideia, mesmo com a “pernada” de alta acima da Selic, o potencial lucrativo das ações da SBF ainda é bastante promissor. Na visão de Larissa, o papel ainda tem espaço para mais do que dobrar de valor, com uma possível valorização de até 116%.
No entanto, embora SBF seja uma ação atrativa, ela é apenas uma das recomendações para o mês de julho. Afinal, o papel funciona como uma tese fora do radar no portfólio e, por isso, tem uma pitada adicional de risco.
Em uma carteira equilibrada de 10 melhores ações para investir neste mês, Larissa Quaresma selecionou outras 9 oportunidades estratégicas que completam o portfólio, todas selecionadas com base em análises aprofundadas e alinhadas ao cenário atual do mercado.
Além do varejo, outros setores que fazem parte do portfólio são:
- Financeiro
- Commodities
- Energia elétrica
- Infraestrutura
- Shoppings e mais.
E o melhor: é possível acessar esse portfólio sem gastar nem um centavo. Isso porque a Empiricus Research está disponibilizando o acesso gratuito à carteira completa como uma cortesia para todos os leitores do Money Times.
Para receber o acesso às 10 ideias, basta seguir as instruções deste link ou clicar no botão abaixo. É rápido, fácil e totalmente gratuito.