Comprar ou vender?

Saiba como investir com Selic abaixo de 10%

28 jul 2017, 19:13 - atualizado em 16 set 2020, 16:31

Copom

Na reunião desta quarta-feira, 26 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu mais uma vez a taxa básica de juros de 10,25% para 9,25% ao ano.

“Estamos caminhando para juros (e, portanto, retornos) estruturalmente mais baixos, o que deve provocar algumas mudanças na sua forma de pensar os investimentos”, considera Beatriz Cutait, responsável pelo relatório Você Investidor da Empiricus Research.

De acordo com a especialista, se o investidor não quiser abrir mão de aplicações mais conservadoras, terá que considerar três opções:

1. Alongar o prazo das aplicações — Se o dinheiro não vai fazer falta, o ideal é escolher papéis com vencimentos mais longos para garantir os retornos atuais por mais tempo;

2. Buscar papéis com retornos prefixados — Os títulos prefixados ainda oferecem um prêmio em relação à Selic prevista pelo mercado, com taxas acima de 10%, em meio a uma Selic esperada de 9% ao fim de 2018. Embora pequena, essa diferença pode ser oportuna se o investidor vender o papel antes do vencimento ou se carregar até o prazo final, considerando um cenário de juros básicos estruturalmente menores;

3. Correr mais riscos — Outra opção é aumentar a parcela do patrimônio alocada em ativos mais arriscados, como ações, fundos imobiliários e moedas. Essa exposição pode ser feita via fundos de ações ou multimercados, caso o investidor não se sinta seguro para selecionar os ativos sozinho.

“Com a queda da taxa Selic, todas as aplicações que rendem um percentual do CDI, como grande parte dos CDBs, terão rendimentos mais baixos. O investidor vai precisar de uma carteira mais diversificada”, alerta Beatriz.

Investimentos em Renda Fixa

Segundo Marília Fontes, analista responsável pelos relatórios de Renda Fixa da Empiricus, “para quem vai entrar agora na Renda Fixa, o recomendado é ter uma carteira menos exposta a risco, pois o mercado já precificou um bom volume de quedas na Selic, e as oportunidades agora são pontuais”.

Ela ressalta que os títulos públicos Tesouro IPCA indexados à inflação devem ter uma performance superior aos prefixados conforme vamos nos aproximando do meio do ciclo. Isso acontece porque a inflação implícita tende a reduzir a queda dos prefixados.

Leia mais: Como investir no Tesouro Direto

Opções de Fundos de Investimentos

Também nos Fundos de Investimentos, há opções para quem quer ganhar com a queda da Selic. A especialista em Fundos na Empiricus , Luciana Seabra, explica que os fundos multimercados são os mais indicados para um cenário de queda da Selic, porque bons gestores operam bem os juros para ganhar com o movimento. Eles montam posições prefixadas e indexadas à inflação, que se tornam mais valiosas à medida que o juro cai. “Quando o juro se estabelecer em um patamar mais baixo, os multimercados seguirão como uma diversificação importante para a carteira, já que o fundo DI deverá ser cada vez mais usado somente como reserva de emergência”, explica Luciana.

Ações

Para Max Bohm, analista de investimentos da Empiricus e responsável pelos relatórios Microcap Alert e Empiricus Long&Short, a queda da Selic, aliada a spreads e custos menores de crédito, contribuem para a redução do endividamento de famílias e empresas, o que fará com que estes voltem a recorrer a novos empréstimos. E assim o consumo vai reagir, e o varejo vai comemorar.

“Nossa economia caminhava para o caos, mas o governo conseguiu mudar a direção deste transatlântico. Estamos evoluindo. Se um país se torna menos arriscado, seus ativos de risco (ações) se apreciam”, afirma Bohm.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar