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Se você tem CNPJ e é MEI, não faça um plano de negócios: veja 3 etapas simples para fazer sua empresa ‘decolar’ em vendas mais rápido

16 jul 2022, 9:00 - atualizado em 14 jul 2022, 15:29
MEI e Simples Nacional
O chamado “business plan” não é essencial para definir o sucesso do seu negócio, mas essas estratégias de vendas sim – Imagem Pexels

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Apple, Google e Microsoft surgiram em uma garagem. Outras no dormitório da faculdade, como Dell e Facebook. Além do sucesso estrondoso e faturamento bilionário, essas companhias têm algo em comum: elas são fruto muito mais da criatividade e espírito empreendedor de seus fundadores do que de um plano de negócios redondinho e de uma apresentação PowerPoint elaborada.

Usando uma linguagem mais informal, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates e os outros fundadores “foram lá e fizeram”.

Depois, é claro, conforme os negócios foram se consolidando e tomando maiores proporções, um planejamento mais formal foi necessário. Mas a lição que fica é: se você quer começar a empreender, vale mais a pena pôr a mão na massa do que ficar perdendo tempo tentando fazer um plano de negócios.

Se você não tem experiência, não adianta nada traçar um plano, porque como diz o senso comum: na prática, a teoria é diferente. Provavelmente, você vai lidar com vários acontecimentos inesperados que business plan nenhum seria capaz de prever.

É por esse motivo que os empreendedores e empreendedoras mais bem-sucedidos são aqueles que não tem medo de “dar a cara à tapa” e sentir “na pele” a realidade do negócio. Eles não se restringem a escritórios e planilhas de Excel.

Quem sabe muito bem disso é Natalia Martins, a empresária por trás do Natalia Beauty Group, grupo de empresas de estética e beleza presentes no Brasil, em Dubai, nos Estados Unidos e na Europa.

“Esse meio do empreendedorismo está cheio de exemplos de empresas que morreram antes de nascer porque enquanto elas trabalhavam no plano de negócios, um empreendedor mais prático foi lá e fez”, comenta.

Pensando em dar mais praticidade para os empreendedores, a CEO do Natalia Beauty Group recomenda 3 etapas mais simples e efetivas para fazer um negócio dar certo, antes de começar a pensar em plano de negócios elaborado:

1)  Examine o seu setor

A primeira coisa que você deve fazer, antes de entrar em qualquer segmento, é avaliar o terreno. Quais são os maiores nomes do mercado? Quais são os principais produtos e serviços oferecidos? E o mais importante: o que você pode fazer melhor do que essas outras empresas e pessoas do segmento?

“Essa é a primeira grande prova da sua ideia de produto ou serviço. Você precisa analisar bem se o seu diferencial passa nesse teste”, explica Natalia Martins.

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2)  Faça uma sondagem com potenciais clientes

Depois disso, a recomendação da empreendedora é que você discuta a ideia com clientes potenciais e pergunte bem claramente quanto eles estariam dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

Assim, você já pode ter uma noção do seu faturamento. O que é uma coisa importante, principalmente para quem está pretendendo largar o emprego CLT para começar a empreender.

“Quanto mais pessoas você perguntar isso, mais potenciais clientes você vai ter”, diz Natalia.

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3)  Crie uma ‘prévia’ do seu produto ou serviço

Com um mapeamento da concorrência e uma sondagem do público consumidor, chega então o momento de você criar uma primeira versão do seu produto ou serviço.

É preciso ter em mente que você irá aperfeiçoá-los, conforme o negócio se consolida e você recebe feedbacks de clientes. Então, não precisa se preocupar em criar algo “perfeito” logo no início.

No Natalia Beauty Group, isso aconteceu de forma muito clara. A primeira técnica de micropigmentação de sobrancelha (uma das especialidades da empresa) é bem diferente da técnica atual. Assim como, por exemplo, o primeiro iPhone lançado no mercado é imensamente diferente do iPhone da mais nova geração.

“Com três etapas simples, você já está colocando em prática o seu negócio e ajustando seu produto ou serviço diante do contato dele com seu potencial cliente”, diz Natalia Martins.

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Como falado anteriormente, não é que fazer um plano de negócios seja algo ruim ou inefetivo. No entanto, ao começar a empreender, o mais importante é colocar logo seu produto ou serviço “na rua”.

Muitas pessoas, ao começar a empreender, pensam que vão precisar de uma série de coisas para ter sucesso: um plano de negócios já redondo, apresentações de PowerPoint bonitas para convencer clientes e investidores, um escritório todo decorado…

Mas, no fundo, nada disso é essencial para o êxito de um negócio.

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Se você quer alavancar seus negócios, essas dicas acima são apenas uma “prévia” do que é compartilhado diariamente no grupo VIP de empreendedores, criado pela fundadora do Natalia Beauty Group.

Lá, ela compartilha suas experiências e aprendizados sendo CEO de um grupo de empresas de atuação nacional e internacional.

Portanto,

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Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.