Conteúdo Ripio

Stablecoins: um grande avanço para popularizar as criptomoedas

ripio
(Imagem: Ripio)

Ela é linda e não sai da sua cabeça, desde que a viu com seu amigo que mora em Paris, enquanto conversavam pelo Zoom. Pequena, pouco maior que o seu iPhone, aquela impressora HP Sprocket Plus se tornou seu sonho de consumo. Afinal, basta baixar o aplicativo, e todos aqueles momentos legais de você, sua turma e seu crush são impressos rapidamente, onde quer que esteja.

Há tempos, você a procura em sites brasileiros, mas encontra, quando muito, o papel fotográfico compatível. Você até poderia importá-la, mas… com esse dólar caro e volátil, não se arrisca a jogar a compra no cartão de crédito. Vai que, quando fecharem a fatura, o câmbio está pior ainda…

E então, eis que surge sua oportunidade! Uma grande amiga, que se mudou para Nova York há algum tempo, lhe avisa, pelo WhatsApp, que há uma promoção relâmpago numa grande loja local, e se dispõe a comprá-la e enviá-la para cá. Mas há dois problemas: ela está perto do limite do cartão de crédito, e precisa usá-lo para outros gastos, e a promoção é só por hoje.

Você corre para o internet banking. Afinal, com alguns cliques, você lhe transfere o dinheiro e está tudo certo. Pena que, na prática, não seja assim. Transferir dinheiro para o exterior, via bancos, é uma burocracia. Além disso, as taxas são altíssimas e a operação demora para ser concluída. Tudo isso, devido a uma grande cadeia de intermediários com diferentes padrões bancários. Pronto, seu sonho de consumo escapou pelos dedos…

Novas respostas para novas questões

Parece algo que pode acontecer com você ou seus amigos? Com certeza. Afinal, quem já não viveu esse paradoxo moderno de sentirmos que a tecnologia nos impulsiona e nos freia ao mesmo tempo? Mas, será que é a tecnologia mesmo, ou nossa resistência a mudar?

É nessas horas que devemos fazer um upgrade de nossos hábitos para sermos uma versão melhor de nós mesmos – uma versão 2.0, 3.0, 4.0. É nessas horas que deveríamos ter usado uma criptomoeda, a moeda do futuro, que já está presente aqui e agora.

USDC USD Coin
(Imagem: Ripio)

Sim, você já sabe do que se trata. Mas, por mais que você goste de inovações como todo jovem, a volatilidade das criptomoedas é um fato, e lidar com ela pode ser muito desafiador. Se este é o seu caso, é o momento de você considerar seriamente a adoção de uma stablecoin, uma classe de criptomoedas desenvolvida em resposta a uma série de questões que surgiram durante a evolução das criptomoedas.

Como seu próprio nome indica, essas moedas estáveis são muito mais resistentes à volatilidade que outras criptomoedas, porque seus preços são vinculados a ativos do mercado tradicional, como uma moeda fiduciária, feito o dólar.

Os criptodólares

As stablecoins podem ser vinculadas a metais preciosos, como o ouro, mas o mais comum são as que mantêm um preço fixo, em relação a moedas como o dólar. São os “criptodólares”. Um exemplo é o USD Coin (mais conhecido como USDC), criado por duas das maiores e mais reconhecidas empresas do mundo cripto.

Seu preço é fixo: cada 1 USDC vale 1 dólar. Como isso é garantido? Simples: para cada USDC emitido, há 1 dólar armazenado em uma conta bancária exclusiva, monitorada e auditada constantemente pelas empresas mencionadas e por auditores externos de reconhecimento internacional. Isso faz com que se mantenha a paridade com o dólar.

USD Coin USDC
(Imagem: Ripio)

Além disso, as moedas estáveis são muito práticas de usar. Para comprá-las, basta criar uma conta numa plataforma especializada – como a Ripio – e armazená-las em sua carteira, um software que permite ao usuário comprar, vender, guardar e enviar criptomoedas.

Pronto! Ter parte do seu portfólio de investimentos em dólares é muito recomendado por especialistas em finanças, já que é uma proteção contra a instabilidade da nossa moeda local, o real. Sobretudo nos dias de hoje, com todo o cenário causado pela pandemia do Covid-19 e seus efeitos econômicos. O real, junto com outras moedas emergentes, perdeu consideravelmente seu valor.

As stablecoins são uma alternativa interessante entre as várias possibilidades de exposição ao dólar já que tanto a aquisição, quanto a transferência pelo mundo são muito mais simples e rápidas.

Estável e versátil

E mais: suas stablecoins ficam à sua disposição, na sua carteira, 24 horas por dia, sete dias por semana, para que você pague compras e transfira imediatamente valores para outras pessoas no Brasil e no exterior. Por isso, moedas estáveis, como o USDC, servem tanto como opção de investimento seguro, atrelado ao dólar, para investidores experientes e iniciantes, quanto para facilitar sua vida em diversas ocasiões.

Ao abrir uma conta na Ripio para investir em stablecoins, você tem acesso a uma série de vantagens. Você protegerá seu patrimônio, contra a desvalorização do real, porque as moedas estáveis possuem o mesmo valor do dólar. Você poderá dolarizar seus investimentos de forma rápida, segura e sem burocracia, e ainda terá a facilidade de comprar, vender e transferir os criptodólares a qualquer hora e de qualquer lugar.

Assim, nunca mais você perderá a chance de realizar seu sonho, seja aqui ou no exterior. Ainda bem que há empresas que entendem que você está conectado 24 horas por dia, aproveitando as melhores oportunidades de compra e investimentos onde quer que elas estejam – aqui, ou lá fora.

Se você quiser saber mais, confira a carteira da Ripio, fundada há sete anos e com mais de 450 mil usuários.