MT Labs

Temporada de balanços do 4T23: especialistas vão disponibilizar análises gratuitas dos resultados; acesse

08 fev 2024, 9:00 - atualizado em 08 fev 2024, 10:14
análise balanços 4t23 temporada resultados (2)
Com o início da temporada de resultados do 4T23 no Brasil, analistas decidiram “traduzir” números dos balanços gratuitamente para que o investidor comum possa tomar as melhores decisões/Imagem: Freepik

A temporada de resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) começou em ritmo acelerado. Apenas nesta semana, o mercado teve acesso a balanços de alguns pesos pesados da Bolsa brasileira, como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), BTG Pactual (BPAC11) e BB Seguridade (BBSE3).

Seguindo o seu propósito de auxiliar a pessoa física a investir melhor, a Empiricus decidiu disponibilizar, gratuitamente, análises dos balanços mais relevantes das empresas da B3 e do mundo.

Os analistas da casa se comprometeram a estudar alguns dos principais resultados e traduzi-los, de forma que o investidor comum possa tirar proveito das informações.

Além de fornecer em primeira mão a análise dos resultados, os especialistas também vão abrir gratuitamente suas recomendações sobre o que o investidor deve fazer com as ações de cada uma das empresas estudadas: comprar, vender ou ficar neutro.

Por que o investidor deve se importar com a temporada de resultados do 4T23?

É a partir dos resultados corporativos que o mercado consegue fazer a distinção de quais empresas valem ou não o investimento.

Mas, como decifrar um balanço é uma tarefa difícil, esse conhecimento fica restrito aos especialistas e cada vez mais distante da pessoa física, que larga muito atrás dos grandes investidores na hora de tomar decisões que podem gerar multiplicação patrimonial.

Explico melhor: cada setor da Bolsa tem particularidades, e só olhar o lucro líquido, como muitos investidores comuns fazem, pode ser uma cilada.

O setor de varejo, por exemplo, tem o indicador de vendas nas mesmas lojas (same stores sales, em inglês) como um dos pontos mais observados pelos analistas ao olhar o balanço. 

Por outro lado, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) é um dos principais focos dos especialistas na hora de analisar um balanço do setor financeiro.

É claro que o investidor comum, com todas as responsabilidades e atribuições do cotidiano, não tem a obrigação de saber cada uma dessas peculiaridades — e nem tempo para isso.

Foi pensando nisso que a Empiricus decidiu disponibilizar de forma 100% gratuita a análise de alguns dos principais resultados do 4T23.

A iniciativa é mais um passo na direção de disseminar a educação financeira pelo Brasil, motivo principal pelo qual a maior casa de análise independente do país foi criada, em 2009.

GRÁTIS: QUERO RECEBER ANÁLISES DOS RESULTADOS DO 4T23

Confira agora a análise dos resultados de algumas das principais empresas da Bolsa de forma 100% gratuita

Agora que você sabe por que entender os balanços é fundamental para fazer bons investimentos, vamos liberar seu acesso às análises dos resultados.

Você já poderá conferir as informações divulgadas no 4T23 e as recomendações dos analistas sobre empresas como:

  • Itaú (ITUB4);
  • BTG Pactual (BPAC11);
  • Apple (AAPL34);
  • Meta (M1TA34);
  • Microsoft (MSFT34);
  • Google (GOGL34); e mais!

É claro que a temporada está só no começo e, à medida em que novos resultados forem divulgados, você terá acesso às análises e saberá em primeira mão o que fazer com os papéis.

E o melhor: o acesso é 100% gratuito. Para conferir as análises dos especialistas, basta clicar neste link ou no botão abaixo.

GRÁTIS: QUERO RECEBER ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES DA TEMPORADA DE RESULTADOS

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.