Conteúdo EQI

Trump vs Lula: apesar da ameaça de novas tarifas, analistas veem oportunidade em ações selecionadas; confira

23 jul 2025, 8:00 - atualizado em 22 jul 2025, 13:41
lula-brasil-donald-trump-estados-unidos-eua
Relatório gratuito da EQI revela 10 empresas brasileiras para se posicionar para capturar os ganhos de um possível novo ciclo da bolsa

Depois de mirar China, Canadá e Europa, Donald Trump escolheu um novo alvo na disputa tarifária: o Brasil.

No dia 9 de julho, o governo brasileiro recebeu uma notificação do presidente norte-americano, anunciando novas taxas de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os EUA.

A carta, com tom político, fez referências ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao STF, mas ele não parou por aí.

Dias depois, na última terça-feira (15), a ameaça ganhou força, com menção ao sistema de pagamentos Pix, etanol e até à Rua 25 de Março, acusando o país de práticas “injustas” contra a economia americana.

O resultado foi um alerta vermelho para o comércio exterior, e para os investidores.

Hoje, os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras, com 12% de participação total, com destaque para petróleo, aeronaves, ferro, aço, máquinas e café.

Se as tarifas se confirmarem, o impacto pode ser expressivo não só para as empresas exportadoras, mas também para a economia como um todo, que pode sofrer pressões inflacionárias e menor crescimento.

O governo brasileiro ainda não apresentou uma resposta para a tarifa que deve entrar em vigor em 1º de agosto, mas o mercado já reagiu. 

Os analistas da EQI Research explicam o que isso significa — e como você pode posicionar sua carteira neste cenário.

LEIA MAIS: Relatório gratuito detalha tese para novo ciclo de alta da Bolsa brasileira; veja recomendações de analistas

Possível tarifa já pesa sobre o Ibovespa, mas especialistas da EQI apontam ações com potencial para investir nesse cenário

Antes mesmo da oficialização, os investidores já especulavam um movimento por parte dos EUA com declaração de insatisfação de Trump em relação ao Brasil.

Desde o anúncio da tarifa até o último fechamento (18), o Ibovespa acumulou queda de 4% enquanto os juros futuros e o dólar dispararam. Isso indica o quanto os impactos sobre as ações podem ser relevantes.

Para a EQI Research, a reação tem lógica. Quase um terço do índice é composto por empresas exportadoras de commodities, especialmente siderurgia, mineração, químicas, aviação e frigoríficos — todas diretamente afetadas.

Os analistas também acreditam que, caso as tarifas sejam confirmadas, é provável que vejamos uma piora no humor de curto prazo. O efeito mais forte, no entanto, deve aparecer no fim do terceiro trimestre.

Apesar do momento de incerteza, a EQI mantém a convicção de que há grandes oportunidades na bolsa brasileira.

Porém, é preciso agir com estratégia, entendendo os riscos e aproveitando as brechas que o mercado começa a abrir. E quem se posicionar agora, no lugar certo, pode surfar as maiores ondas de valorização para os próximos anos.

Apesar do ‘tarifaço’, EQI aponta 5 gatilhos para a retomada da bolsa e 10 ações para ‘surfar’ esse momento

A EQI Research acredita que estamos vivendo um momento de virada de chave para o mercado brasileiro. Uma combinação de gatilhos que pode destravar potencial de nova alta na bolsa brasileira, e pode disparar já nas próximas semanas.

Esse é o pano de fundo da estratégia “O Grande Reset”, encabeçada pela equipe da casa de análises sob liderança de Juliano Custódio, CEO e fundador. 

Entre os catalisadores que reforçam essa visão otimista, estão:

  1. Selic no pico: o Banco Central já indicou que o ciclo de alta chegou ao fim, abrindo espaço para corte nos juros em 2026;
  2. Valuations deprimidos: ações negociadas com múltiplos abaixo da média histórica e com desconto em relação ao valor justo;
  3. Baixa alocação institucional: fundos ainda pouco posicionados na bolsa brasileira, o que abre espaço para entrada de capital;
  4. Rali eleitoral à frente: a proximidade do ciclo eleitoral de 2026 traz a possibilidade de alternância para um governo mais pró-mercado.

Diante desse cenário, a EQI Research preparou uma seleção com 10 ações brasileiras para compor uma carteira de qualidade, com foco em valorização e proteção para este momento.

A estratégia prioriza um portfólio diversificado, com empresas relevantes que oferecem boa liquidez, fundamentos consistentes e perspectiva de crescimento com pontos em comum:

  • Descontos relevantes em relação a seus pares ou ao próprio histórico;
  • Capacidade de atrair capital estrangeiro;
  • Potencial de crescimento em uma eventual queda de juros e estímulos econômicos;
  • Resiliência política, independentemente de mudança de poder em 2026, mas que podem amplificar caso exista um pêndulo pró-mercado.

Mas, acima de tudo, são empresas bem posicionadas com alta capacidade de valorização de suas ações em consonância com os gatilhos identificados.

LIBERE SEU ACESSO GRÁTIS: RELATÓRIO COM 10 AÇÕES RECOMENDADAS PELA EQI

Confira as 10 ações recomendadas pela EQI para investir agora

A tese de “O Grande Reset” — com a análise macro, os critérios de seleção e o racional completo das 10 ações — está disponível gratuitamente para quem deseja se antecipar ao possível novo ciclo da bolsa.

Além disso, ao se cadastrar, você também poderá contar, gratuitamente, com o apoio de um especialista em investimentos da EQI para ajudar você a montar uma estratégia personalizada, conforme o seu perfil de investidor.

Para liberar o seu acesso gratuito e descobrir as ações recomendadas, clique no botão abaixo e siga os passos da página. Em instantes, você receberá seu relatório em sua caixa de entrada.

GRATUITO: RELATÓRIO COMPLETO COM 10 AÇÕES PARA APROVEITAR A RETOMADA DA BOLSA

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar