Veja os fatores que alçaram o Ibovespa à máxima histórica e 10 ações para comprar agora que podem superar o índice

Os últimos dias têm sido de recordes para o Ibovespa. O índice atingiu a máxima histórica de 138.963,11 pontos no fechamento da terça-feira (13), além de alcançar 139.418,97 pontos no pico do dia.
A chegada do Ibovespa a este “novo patamar” de pontos foi impulsionada por fatores políticos, comerciais e monetários, que criaram um movimento orquestrado positivo para as ações das companhias e resultaram em um dia marcante para o principal índice da bolsa brasileira.
O que lançou o Ibovespa para a sua máxima histórica?
Entre os “instrumentos” que harmonizaram a alta do IBOV, estão:
- O otimismo do mercado em relação à comunicação do BC na ata do Copom, indicando que, após a alta de 50 pontos-base da Selic, o fim do ciclo de alta de juros pode estar próxima;
- Na China, o presidente Lula e Xi Jinping sinalizaram um reforço na parceria entre os países, o que agradou o mercado local;
- Dados de inflação dos EUA vieram abaixo do esperado, fortalecendo as apostas em cortes de juros pelo Fed e derrubando o dólar comercial em -1,34%, cotado a R$ 5,609.
Somados a estes pontos, os verdadeiros maestros por trás do desempenho emocionante do índice foram os ativos brasileiros, em meio à temporada de resultados corporativos do primeiro trimestre de 2025 (1T25).
Entre os pesos-pesados – papéis de maior impacto no índice –, as ações da Petrobras (PETR4) subiram +1,52%, após bons números do balanço e expectativas mais otimistas para o ano.
Além disso, a valorização de commodities como o petróleo, no caso da Petrobras e da PRIO (PRIO3), e o minério de ferro, para a Vale (VALE3), também permitiram o índice atingir uma nota acima.
Contagiado pelo bom humor, setores como de seguros, financeiro e outros também registravam suas cotações no verde até o fechamento da terça-feira (14).
Carteira de ações já subiu 4,9% em maio – veja as recomendações mensais da Empiricus Research
Diante de um cenário econômico que aparenta estar cada dia mais otimista para a renda variável no Brasil, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, selecionou 10 ações para recomendar aos investidores no início de maio.
O arsenal de ativos que a analista colocou em sua curadoria conta com altas de até 16%, apenas nestes primeiros dias de maio. No mês, o portfólio avança 4,9%, contra 2,9% do Ibovespa (dados da quarta-feira, 14 de maio, às 10h).
No ano, o desempenho também é muito favorável: a carteira de ações da analista apresenta valorização de 23,5% em 2025, contra 15,5% do benchmark no mesmo período.
Mensalmente, Quaresma e sua equipe de analistas promovem atualizações na banda de ações em busca de capturar os melhores “hits” – ou valorizações – do mercado brasileiro, considerando possíveis gatilhos e preço de entrada favorável para os investidores.
Para acessar gratuitamente a carteira com as 10 Ideias para investir em maio, é só clicar neste link ou no botão abaixo: