‘Vencedora do varejo’: Entenda por que analista não recomenda investir em MELI34 e qual empresa indica no lugar
O Mercado Livre (MELI34) é considerado uma das grandes vencedoras do varejo na América Latina, de acordo com Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research.
A especialista destaca o crescimento da empresa no Brasil, México e Argentina, ressaltando que esses países possuem economias distintas e em diferentes estágios de desenvolvimento, o que demonstra a capacidade do Mercado Livre de se expandir. “É uma empresa muito rentável, que gera muito caixa”, afirma.
Apesar dos elogios, a analista opta por recomendar outro BDR em sua carteira de 10 ações para dezembro, ao invés de apostar nas ações do Mercado Livre. Entenda a seguir o motivo.
Nubank ou Mercado Livre? Analista explica preferência
Apesar da qualidade do Mercado Livre como companhia, a analista avalia que o preço segue muito elevado para recomendar a compra do papel.
“MeLi negocia a 35x P/L. A gente pode comprar Nubank (ROXO34), que é uma empresa que está nos mesmos mercados e com uma rentabilidade e potencial de crescimento tão bons quanto, negociando a 20x P/L”, explica Quaresma.
Ainda sobre Mercado Livre, a analista avalia que a entrada nas ações é uma questão de momento, para fazer uma compra que não gere muitos prejuízos posteriormente.
4 pilares para a tese de Nubank
A carteira de ações para investir em dezembro da Empiricus incluiu o banco roxinho na lista, com alguns pontos favoráveis à tese detalhados por Quaresma:
- A fintech tem crescido fora do país, com um modelo de crédito acertado no México e em expansão nos EUA;
- Além do sucesso com o Pix Financing, a Nubank pretende acelerar o crédito consignado de funcionários públicos;
- Diferente de outras concorrentes do setor, a Nubank tem sido pouco afetada pelo aumento na inadimplência nos últimos meses, graças às frequentes revisões de políticas de crédito, com uso de IA e Open Finance;
- Com um ROE de 28% e uma expansão de lucros de 40% esperada para 2026, a ação, mesmo com a valorização nos últimos 3 anos, negocia a um P/L de 20,8x, abaixo da média de 28,3x desse período (cálculo com base no início de dezembro).
Nubank e mais 9 ações para comprar ainda esse mês
Mensalmente, a analista Larissa Quaresma seleciona as 10 ações que considera mais atrativas para comprar na bolsa brasileira.
Neste mês, Nubank está entre as escolhidas, junto a outras 9 ações que formam um portfólio devidamente diversificado e equilibrado. Atualmente, a carteira é composta pelos seguintes setores da economia:
- 35% de exposição ao setor financeiro;
- 10% a energia elétrica;
- 10% em exportadoras; e
- 45% em nomes domésticos.
A boa notícia é que você pode conhecer a carteira de ações completa gratuitamente e ver quais são os melhores ativos para comprar agora, na visão da Empiricus Research.
Para acessar o portfólio da analista, com comentários sobre cada uma das empresas selecionadas e uma análise completa sobre o cenário atual, é só deixar seu e-mail no link disponível do botão abaixo: