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Vendendo seu produto no TikTok: 76% dos usuários estão abertos para a sua marca

22/06/2022 - 18:00
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Rede social que mais cresce no mundo e com um público engajado para vendas vive uma janela única para novas lojas. Imagem: Montagem/Divulgação/Envato Elements.

Quando você ouve TikTok, o que geralmente vem à mente? Por trás das dancinhas e das trends com milhões de visualizações, o aplicativo chinês é um modelo de negócio completo. Em 2021, o app fechou o ano com 1 bilhão de usuários, marca impressionante para um aplicativo de somente 6 anos de idade. 

A sétima rede social mais utilizada atualmente movimentou US$ 4,6 bilhões em 2021, marcando seu crescimento exponencial nos últimos anos. Mas em comparação ao lucro do Instagram no mesmo ano, que foi de US$ 47,6 bilhões, pode parecer um número pequeno. 

Parte do sucesso financeiro do “insta” vem de um grande atrativo ao empreendedorismo: as lojas dentro da plataforma. Estatísticas da Hootsuite, empresa de gerenciamento de redes sociais, de 2021 mostram que 44% dos usuários do Instagram usam o app semanalmente para fazer compras, e que 90% seguem pelo menos uma conta de negócios/lojas. 

Dito isso, você provavelmente conhece alguém que possui uma conta para divulgar a lojinha. Na verdade, se você clicou nesta matéria, é bem provável que você mesmo tenha uma conta desse tipo ou que já tenha pelo menos flertado com a ideia de criar. 

Mas a grandeza do Instagram é, ao mesmo tempo, seu defeito: com tantas lojas sendo criadas todos os dias na plataforma, como fazer com que a sua se destaque?

Por sorte (ou pela engenhosidade de um grupo de programadores chineses), o TikTok aparece como uma nova opção a ser explorada no mercado. 

Uma ótima opção, diga-se de passagem. Uma pesquisa realizada pela Nielsen, empresa de análise de dados, no ano passado mostrou que impressionantes 76% dos usuários da plataforma estão abertos a anúncios de novos produtos, e que 73% acham a publicidade do aplicativo única. Quer saber como ser pioneiro de vendas na rede social que mais cresceu nos últimos 3 anos? Acompanhe a matéria até o fim: 

Desbravando o TikTok

Mas antes, vamos retroceder um pouco, na origem do aplicativo. Ele nasceu em 2014, na China, com o nome de “Musical.ly”. Com a compra pela também chinesa Bytedance, em 2017, o aplicativo se expandiu. Os vídeos deixaram de ser apenas dublagens de música, proposta original da plataforma, para ganhar outros públicos e segmentos. 

Em poucos anos, ele se expandiu para diversos países, principalmente entre o público jovem. O algoritmo do TikTok, que de maneira bem simplificada funciona como um medidor de conteúdo que estuda as preferências do usuário e indica o que ele irá ver, é um dos destaques da plataforma. 

Com poucas passagens pelos vídeos do aplicativo, o algoritmo já começa a construir seu perfil de consumo na rede. O mecanismo leva em consideração desde interações mais evidentes, como as contas que você segue e curtidas, a detalhes muito mais específicos, como legendas, músicas e até efeitos. 

Por ser tão efetivo, o algoritmo do TikTok ganha um grande destaque em comparação com os da concorrência: segmentação do público. Que grande parte das redes sociais cria uma bolha para o usuário não é mistério; o diferencial do TikTok são as possibilidades para explorar cada grupo de usuários. 

Digamos que você tenha uma loja de moda feminina de verão. Enquanto outros aplicativos podem demorar até que façam o seu produto chegar ao seu público-alvo, o TikTok já está fazendo uma base bem definida de usuários indo à praia.

Nesses momentos, não só o lucro importa, mas também a economia. Por que tentar acertar um mosquito com uma granada se pode economizar um bom dinheiro em verba com uma raquete elétrica? 

Um influenciador destravou uma fórmula inédita de engajamento para a plataforma, que o fez conquistar mais de 1 milhão de seguidores no TikTok com vídeos virais. Ele revelará essa técnica em uma mentoria gratuita, que logo mais estará em uma parte especial deste texto.

Se quiser saber mais sobre ela agora, basta clicar no botão abaixo:

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Mas, se preferir continuar comigo mais um pouco, quero te mostrar como o TikTok pode funcionar como uma importante ferramenta de vendas de produtos e serviços para o seu negócio.

Como usar a ferramenta de vendas do aplicativo

Em agosto do ano passado, o TikTok implementou uma ferramenta específica para compras na plataforma. Para acessá-la, é bem simples. Confira:

  1. Em primeiro lugar, baixe o aplicativo no seu sistema operacional;
  2. Em seguida, cria a sua conta;
  3. Já com a conta criada, vá para a sessão “Perfil” do aplicativo;
  4. Você verá, ao lado de um ícone de olho, três pequenas barras na horizontal. Clique e vá para “Configurações e privacidade”;
  5. Em “Gerenciar Conta”, clique na opção “Trocar para Conta Corporativa”;
  6. Faça um pequeno cadastro da sua loja e pronto, conta alterada com sucesso.

Agora você tem acesso a um público aberto para o seu produto, mas não termina por aí. Segundo dados da mesma pesquisa da Nielsen, a criatividade são fatores essenciais para um sucesso rápido na plataforma. 67% dos usuários do TikTok não se importam com algo que, sejamos francos, já irritou todos um dia: anúncios. Mas com um porém, essa ótima porcentagem para os vendedores só se aplica a conteúdos divertidos dentro dos anúncios. 

Dito isso, conquistar o seu público e investir em um conteúdo de qualidade é o que irá definir o seu sucesso nessa grande oportunidade que o TikTok está abrindo. Criar um conteúdo para uma rede totalmente nova, com uma dinâmica diferente do que o Instagram, pode soar e realmente é desafiador. Mas você não precisa estar sozinho para ser um pioneiro de vendas na rede social. Lembra daquela mentoria que eu tinha mencionado?

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Influenciador ensina fórmula para bombar sua loja com seguidores 

Que tal começar a sua nova jornada para imprimir sua marca no TikTok com um empurrãozinho logo de início, e o melhor, de forma gratuita?

Em 2021, um influenciador estudou os perfis de sucesso de grandes celebridades, que conseguiam viralizar e ganhar um público gigante de maneira orgânica. A partir desse estudo, chegou a uma fórmula que o fez crescer do zero para mais de 1,5 milhão de seguidores. Um número estratosférico para uma estratégia que foi usada no decorrer de apenas 1 ano. E quanto isso custa? 

Zero. Nem 1 real. Esse é o grande trunfo desta “fórmula secreta” das redes sociais. Bom, nem mais tão secreta. No dia 27 de junho, às 19:00, o influenciador dará uma MasterClass inédita para revelar a sua estratégia. E, assim como a tática especial, a aula será totalmente gratuita

Você tem uma decisão rápida a ser tomada: aproveitar a escalada única do TikTok enquanto ainda dá tempo para marcar sua loja no sucesso do aplicativo, ou perder essa oportunidade que pode te dar em média 12 mil seguidores em 30 dias.

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