MT Labs

Vivara (VIVA3) ‘não é mais vista como uma empresa premium’, diz analista – hora de se livrar da ação?

21 mar 2024, 14:00 - atualizado em 21 mar 2024, 13:40
vivara-viva3
Investidores foram surpreendidos com a troca de CEO repentina na Vivara; o resultado? A ação VIVA3 despencou – veja o que fazer com o papel da varejista. (Imagem: Facebook/Vivara)

A ação da Vivara (VIVA3) acabou com o brilho nos olhos dos investidores com um anúncio surpresa: a troca de CEO. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (15) e a notícia não caiu bem entre os acionistas.

A mudança nas cadeiras foi a substituição de Paulo Kruglensky – CEO da empresa desde 2021 – por Nelson Kaufman, que é o fundador da Vivara.

O resultado dessa alteração inesperada foi uma perda de R$ 1,3 bilhão de valor de mercado da companhia, após a ação despencar 17,5% nos pregões de segunda (18) e terça-feira (19). 

Segundo o analista Ruy Hungria, da Empiricus Research – casa de análise do grupo BTG Pactual –, o que desanimou os investidores foram as incertezas sobre a governança corporativa da companhia.

A Vivara vinha entregando resultados bastante positivos sob a gestão de Kruglensky. E agora, com um novo CEO, existe a insegurança de que a companhia talvez não consiga continuar com números tão promissores.

“Vivara foi uma das pouquíssimas empresas brasileiras a apresentar resultados decentes durante a pandemia, mostrando que o negócio é bastante resiliente”, afirmou no programa Giro do Mercado.

Por outro lado, o analista reconhece que a troca apresenta um risco para a companhia:

“Em termos de governança, agora a Vivara é uma empresa pior do que era até semana passada.”

Nesta quinta-feira (21), a ação voltou a despencar após a divulgação do balanço do 4T23. O papel VIVA3 abriu o pregão com uma queda de -7,6%, motivada pelo lucro líquido do trimestre ter sido 8,6% menor do que no 4T22. Só nos últimos 5 dias, o papel já acumula uma desvalorização de 21%.

Leia mais: estas 3 varejistas são as favoritas para investir agora. Veja as recomendações gratuitamente.

Teleconferência da Vivara piorou os ânimos dos investidores – há esperança?

Mas se o clima já não estava muito bom para a Vivara, ficou ainda pior após a teleconferência de boas-vindas do novo CEO. Um dos projetos do novo presidente da varejista de jóias é internacionalizar a operação.

Porém, segundo Ruy, isso levantou dúvidas sobre a alocação de capital da companhia e aumentou o receio do mercado sobre a qualidade da companhia no futuro.

“Mais do que isso, tiveram algumas piadas fora de hora durante a teleconferência, algumas brincadeiras fora de tom e isso deu uma assustada ainda maior nos investidores”, afirmou o analista.

Ainda assim, Ruy defende que é necessário esperar para ver quais são os próximos passos da Vivara. A ação VIVA3 está presente – com uma exposição baixa – em uma carteira de small caps da Empiricus Research, a Microcap Alert, devido ao histórico atraente da empresa.

“A teleconferência foi horrível, mas ela tem um modelo de negócio muito bom. Mesmo com uma eventual piora da gestão, ela talvez consiga entregar resultados interessantes”, explica.

Portanto, com uma exposição pequena e com cautela, o analista acredita que ainda vale a pena ter Vivara em carteira.

Mas ela não é a única varejista no radar da Empiricus Research. Os analistas recomendam outras 3 ações do setor de varejo que, para eles, são as melhores para investir agora.

Não é à toa que esses 3 papéis foram incluídos em uma lista de top 10 ações para ter no portfólio no cenário atual. Para ter ideia, uma dessas varejistas pode mais do que dobrar de valor.

CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR AGORA – 3 VAREJISTAS ESTÃO NA LISTA

Estas 3 varejistas já dispararam até 20% em 2024 e analistas defendem que pode ser só o início

Nesta carteira de 10 melhores ações para investir agora, os analistas selecionam apenas o “filé mignon” da bolsa, que são aqueles papéis que combinam preços atrativos com fundamentos interessantes.

Este é justamente o caso dessas 3 varejistas que fazem parte da lista. Elas são líderes de seus segmentos, estão em um bom ponto de entrada, têm boa qualidade operacional e resultados sólidos.

Só em 2024, os papéis já saltaram até 20%, mas a equipe de análise defende que este pode ser só o começo de um ciclo bastante positivo para essas ações, visto que elas tendem a se beneficiar do cenário de queda da taxa de juros.

Vale lembrar que, após a reunião do Copom, que aconteceu na última quarta-feira (20), houve uma nova queda da Taxa Selic, que agora está em 10,75% ao ano. A tendência é de que haja mais cortes de juros ainda neste ano, o que pode impulsionar esses ativos.

Os analistas reuniram os papéis em uma carteira completa que pode ser acessada de forma 100% gratuita. Trata-se de uma cortesia da Empiricus Research e nem um centavo será cobrado para conhecer as 3 varejistas recomendadas e todas as outras ações do portfólio.

Veja bem: o cenário atual está bastante promissor para o varejo. Mas é necessário selecionar os ativos mais atraentes para buscar bons lucros. Este é o caso desses 3 papéis, na visão dos analistas.

Lembre-se: uma dessas ações pode mais do que dobrar de valor. E você pode capturar esse ganho conhecendo essa carteira agora, sem pagar nada.

Basta acessar este link ou clicar no botão abaixo e seguir as instruções:

CARTEIRA GRATUITA: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES (3 VAREJISTAS ESTÃO NA LISTA)

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.