Wellness virou tendência trilionária — e essa ação brasileira está pronta para surfar nisso

Você pratica alguma atividade física? Se sim, além da mensalidade da sua academia, você provavelmente deve gastar com outros apetrechos do esporte, como um vestuário adequado e suplementos alimentares.
A preocupação com a saúde atrelada ao bem-estar físico e emocional vem se tornando uma prioridade cada vez maior na sociedade. E na economia, isso se tornou uma oportunidade trilionária.
A indústria do wellness (bem-estar, em português) cresce rapidamente desde a pandemia. Em 2023, ela registrou um pico de US$ 6,3 trilhões, segundo o Global Wellness Institute (GWI).
- Para você ter ideia, isso equivale a 6,03% do PIB global. Beleza, nutrição, cuidados pessoais e atividade física são alguns dos principais segmentos desse setor.
E não deve parar por aí. Ainda de acordo com o GWI, a projeção é que esse mercado cresça a uma taxa média de 7,3% ao ano até 2028 — chegando próximo dos US$ 9 trilhões. Veja:
Diante desse cenário, investir em companhias capazes de atender à demanda do wellness pode ser uma estratégia inteligente.
E uma delas trata-se do maior player de varejo esportivo do país: o Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro e da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Quem afirma isso é a analista de ações Larissa Quaresma, da Empiricus Research, que enxerga a empresa bem posicionada para surfar o crescimento do mercado esportivo no Brasil.
Não por acaso, a SBFG3 está entre as 10 ações brasileiras recomendadas pela analista. Para conferir a carteira completa de forma gratuita, clique aqui.
Por que investir em SBFG3?
Depois de um 2022 turbulento, o Grupo SBF conseguiu dar a volta por cima. Desde o segundo semestre de 2023, a empresa vem entregando resultados cada vez mais robustos, com melhora significativa na rentabilidade e na estrutura de capital. No acumulado de 2025, a SBFG3 acumula valorização de 12%.
E mesmo com a melhora operacional, o papel ainda está barato. A estimativa da Empiricus é que a SBFG3 negocie hoje a apenas 6 vezes o lucro projetado para 2025 — bem abaixo da média histórica da empresa e também do setor de varejo.
Além do valuation atrativo, a frente da Nike Brasil também é promissora. Quaresma destaca a oportunidade de expansão tanto das lojas físicas (ainda são menos de 50 no Brasil) quanto da frente digital, diante do recém-lançamento do app próprio.
Por fim, temos o gatilho do wellness. No Brasil, o setor de atividades físicas movimentou US$ 12.9 bilhões em 2023, alta de 11,3% em relação ao ano anterior, segundo o GWI.
Para a analista da Empiricus, o Grupo SBF se beneficia do crescimento do mercado esportivo brasileiro, considerado um setor mais resiliente que o varejo de moda tradicional.
Nesse cenário, o segmento tende a se beneficiar de uma população cada vez mais preocupada com saúde, bem-estar e atividade física, o que deve sustentar a demanda tanto para a Centauro, quanto para a Nike Brasil nos próximos anos. Confira o relatório completo aqui.
E já podemos ver sinais da onda wellness no dia a dia
Em 2024, mais de 2,8 mil eventos de corrida de rua foram realizados no Brasil, o que representa um aumento de 29% em comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor.
- Para se ter ideia, o Brasil é o segundo país com o maior número de corredores, com mais de 19 milhões de atletas registrados em 2024, de acordo com o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava.
Apesar da tese sólida, retornos passados não garantem retornos futuros, e toda companhia tem seu risco. No caso do Grupo SBF, vale ficar atento a dois pontos:
- Eventuais falhas de execução relacionadas a logística e gestão de estoque;
- Impactos negativos do dólar sobre as margens, caso não sejam compensados por melhorias internas.
Ainda assim, a SBF está entre as 10 ações brasileiras com maior potencial de proteger o patrimônio investido e gerar algum ganho de capital, segundo a Empiricus Research. Para conferir a carteira completa com a tese de cada uma das 10 empresas, basta liberar seu acesso abaixo:
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A indústria do wellness veio para ficar
O bem-estar nunca foi tão importante para os consumidores, é o que mostra a pesquisa Future of Wellness 2024, realizada pela consultoria McKinsey com mais de 5 mil pessoas pelos Estados Unidos, Reino Unido e China.
Segundo o estudo, 84% dos consumidores norte-americanos consideram o bem-estar uma prioridade “máxima” ou “importante”. No Reino Unido, esse número é de 79%, enquanto na China, atinge 94%.
Entre os mais jovens, isso ainda é mais evidente. Quase 30% da geração z (nascidos entre 1997–2012) e dos millennials (1981–1996) afirmam estar priorizando mais o bem-estar do que há um ano. Já entre as gerações mais velhas, esse índice não passa de 23%.
E isso se reflete nas contas. Nos EUA, gen Z e millennials são responsáveis por mais de 41% dos gastos anuais com bem-estar — mesmo sendo apenas 36% da população adulta.
Diante de um mercado em expansão, quem antes se posicionar, pode ter a chance de lucrar de forma expressiva. Para conferir a tese completa do Grupo SBF e das outras 9 empresas recomendadas pela Empiricus Research, basta clicar no botão abaixo.
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