Contra 13 dias na vaca louca de 2019, até agora a China não levantou embargo. O Mapa responde?

22/09/2021 - 15:03
Carne
Mercado exportador de carne bovina a aguarda respostas sobre retomada dos embarques

Em 2019, em 13 dias a China levantou as importações de carne bovina do Brasil, após a notificação oficial de um caso de vaca louca atípica em 31 de maio. Desde começo de setembro, quando da confirmação dos episódios de Minas e Mato Grosso, já se vão 20 dias que o embargo não foi levantado.

Qual o critério que está prevalecendo desta vez com chineses, houve algum comunicado oficial sobre quando as exportações brasileiras estarão liberadas ou tem alguma observação – ou objeção – no meio do caminho?

De todo modo não é porque há cargas a caminho ou que já chegaram à China que estaria gerando atraso em novos embarques.

Mesmo porque está claro pelo acordo, inclusive por respaldo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, da sigla em inglês), que os lotes que foram gerados até o dia 3 de setembro e estavam no mar, estão livres – os que foram processados depois nem deveriam estar caminho, por exemplo.

Essas respostas o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem que tê-las, ou precisa obtê-las com as autoridades sanitárias da China, uma vez que há protocolos bilaterais rígidos sobre o tema que ambos os lados precisam cumpri-los.

Money Times atualizará o mercado assim que a pasta atender a solicitação dessas e outras questões.

De todo modo, o movimento para a China está parado e a pequena reação do boi, dentro da margem de estabilidade, na casa dos R$ 300-302/@ para São Paulo, deu-se por algumas compras adicionais para o mercado interno e outros mercados.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 22/09/2021 - 15:41

Cotações Crypto
Pela Web