Controladora da Gol (GOLL54) anuncia intenção de fazer IPO nos EUA

A holding controladora da companhia aérea Gol (GOLL54), Abra, anunciou nesta quarta-feira (15) que pretende fazer uma oferta pública inicial de ações nos Estados Unidos.
A companhia afirmou que pretende enviar à SEC um pedido confidencial prévio para um possível IPO. Com o anúncio, as ações da Gol na B3 disparavam 10,19% por volta das 16h50 desta quarta-feira.
- CONFIRA: Como a WDC espera acessar o pacote de R$ 300 BILHÕES do GOVERNO para investir em datacenters? Confira o novo episódio do Money Minds no Youtube
Os papéis já vêm passando por alta volatilidade nesta semana, depois de a empresa no Brasil informar na segunda (12) que vai propor aos acionistas uma reorganização societária que pode culminar com o fechamento do capital da companhia e saída da empresa do nível 2 de governança da B3.
A Abra acrescentou que a realização de uma eventual transação nos EUA dependerá de condições que incluem fatores favoráveis de mercado e a conclusão da revisão do pedido pelo órgão fiscalizador dos mercados norte-americanos.
Além da Gol, a Abra controla a companhia aérea sul-americana Avianca.
Neste ano, a controladora da Gol chegou a conversar com a Azul sobre uma eventual fusão, mas o acordo não avançou. A Abra decidiu encerrar as tratativas afirmando que as conversas não progrediram devido ao foco da rival em seu processo de Chapter 11.
Na bolsa brasileira, as ações da Gol vivem uma situação atípica desde junho. Na ocasião, os papéis passaram a ser negociados em lotes de 1.000 unidades — e com o ticker GOLL54 no lugar do tradicional GOLL4. Isso significa que, na tela, o preço parece estar na casa dos R$ 5, mas, na prática, cada ação vale menos de um centavo.