Meio Ambiente

COP será oportunidade de mostrar “Brasil que cuida das florestas”, diz ministro do Meio Ambiente

08 out 2021, 17:56 - atualizado em 08 out 2021, 17:56
Meio Ambiente
Dados preliminares de satélite divulgados nesta sexta-feira mostraram que o desmatamento da floresta amazônica aumentou ligeiramente em setembro em relação ao ano anterior (Imagem: Reuters/Bruno Kelly)

A conferência do clima da ONU que começará no fim do mês será uma oportunidade para mostrar o “Brasil real, que cuida das suas florestas”, afirmou nesta sexta-feira o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, apesar de o país ter registrado aumento do desmatamento no mês passado.

“O grande desafio é fazer da COP do Clima aquilo que ela pode ser para o Brasil, uma oportunidade de uma nova economia verde, estamos indo para lá articulando com outros países que ela possa ser importante para todos nós”, disse Leite sobre a COP26, que começará em 31 de outubro em Glasgow.

Oportunidade para o Brasil

“Entendemos ela como uma oportunidade para mostrar sim o Brasil real, que cuida das suas florestas e faz um trabalho de sustentabilidade. Vamos ter um desafio lá de 10 dias de negociações e de apresentar um Brasil real e trazer de volta aí, se possível, acordos em relação principalmente de financiamento de clima e mercado de carbono de uma forma que o mundo vá para uma direção de uma nova economia verde como todos desejam”, reforçou.

O Brasil perdeu um protagonismo que tinha em discussões de meio ambiente, após uma série de críticas internacionais de uma atuação leniente do governo Jair Bolsonaro no combate ao desmatamento e de queimadas ilegais principalmente na Amazônia.

Dados preliminares de satélite divulgados nesta sexta-feira mostraram que o desmatamento da floresta amazônica aumentou ligeiramente em setembro em relação ao ano anterior.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.