Copa do Mundo

Copa do Mundo 2026 terá três mascotes, cada um representando um país-sede — algo que só aconteceu em 2002

28 set 2025, 10:44 - atualizado em 26 set 2025, 15:51
Copa do Mundo 2026
Maple, Clutch e Zayu são os três mascotes oficiais da Copa do Mundo 2026, representando Canadá, Estados Unidos e México, respectivamente.

A Copa do Mundo 2026 fugiu do comum ao anunciar não um, nem dois, mas três mascotes oficiais, um para cada país-sede: Canadá, Estados Unidos e México. Os personagens Maple, Clutch e Zayu representam respectivamente os três países que organizarão o maior torneio de futebol do mundo no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a decisão seja incomum, não é inédita. Em 2002, edição sediada pelo Japão e Coreia do Sul, também contou com três mascotes.

Naquela ocasião, foram criados os “Spheriks”, mascotes extraterrestres que simbolizavam partículas de energia na atmosfera, refletindo a energia e as “boas vibrações” dos jogos. 

Eles viviam em um lugar fictício chamado Atmozone e praticavam um esporte local, o Atmoball. Eram eles: Ato, Kaz e Nik.

Mascotes Copa do Mundo 2002 – Divulgação FIFA

VEJA TAMBÉM: Ações para comprar ou vender após decisões de juros no Brasil e nos EUA; confira o novo episódio do Money Picks no Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça os mascotes da Copa do Mundo 2026

Apresentados na última quinta-feira (25), os mascotes 2026 são:

  • Maple the Moose (Canadá): um alce, símbolo nacional canadense. O nome “Maple” faz referência à folha de bordo, ícone do país, e ao famoso xarope de bordo, o maple syrup. Maple será o goleiro da equipe.
  • Clutch the Bald Eagle (Estados Unidos): uma águia careca, símbolo dos EUA. O nome “Clutch” é um termo usado para destacar jogadores decisivos nos momentos importantes das partidas. Ele será o maestro do meio-campo.
  • Zayu the Jaguar (México): o jaguar, animal presente na cultura mexicana, simboliza velocidade e garra, qualidades essenciais para um atacante.
Mascotes Copa do mundo 2026 – Divulgação FIFA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.