Copa do Mundo

Copa do Mundo: Jogador mais caro fica de fora do torneio no Catar; veja a lista dos dez mais valiosos que entram em campo

17 nov 2022, 16:25 - atualizado em 17 nov 2022, 16:26
Adidas bola Copa do Mundo
Copa do Mundo no Catar será a primeira de vários jogadores que sonham com o título mundial para valorizar ainda mais o passe, que já é salgado (Imagem: Adidas)

A Copa do Mundo de 2022, que acontece no Catar, será a primeira de vários jovens jogadores que sonham com o título mundial. Com um alto potencial de revenda e de desenvolvimento desses atletas, os valores atingiram quantias milionárias e não param de valorizar times e seleções

E essas transações milionárias trazem um questionamento bem comum: Como é definido o valor de um jogador? São diversos fatores, e eles se dividem em duas partes: dentro e fora do campo. 

Dentro de campo, os fatores são: idade, qualidade técnica, posição em que o atleta atua e aspectos táticos. Já longe dos gramados, são considerados: campeonatos em que atua, experiência internacional, marketing, comprometimento e imagem.

Considerado o jogador mais valioso do mundo, o norueguês Erling Haaland do Manchester City é  avaliado em €170 milhões. Porém, a seleção norueguesa nem se classificou para a Copa do Mundo deste ano, deixando o atleta mais caro do futebol mundial de fora do torneio. 

O que é o valor de mercado de um jogador?

O preço de um jogador é calculado pelo valor da multa de rescisão (quebra) de seu contrato com o clube. Ou seja, para comprar um atleta de outro time, o clube interessado, ou o próprio atleta, precisa pagar a quantia estabelecida.

Os jogadores mais valiosos que estão no Catar

Com a ausência do noruguês no Catar, o francês Kylian Mbappé é o jogador mais valio’so que vai jogar o mundial de 2022. Campeão do torneio em 2018, na Rússia, o atleta é avaliado em €160 milhões. 

Logo em seguida, está o brasileiro Vinicius Jr. Campeão da Liga dos Campeões da Europa 2021 – 2022 e titular absoluto do Real Madrid, o jovem jogador, formado pelo Flamengo, é avaliado em €120 milhões.

Veja a lista dos 10 jogadores mais valiosos da Copa do Mundo 2022*

Nome                         País             Equipe                       Valor de mercado

Kylian Mbappé França Paris Saint-Germain  €160 milhões
Vinicius Junior Brasil Real Madrid €120 milhões
Phil Foden Inglaterra Manchester City €110 milhões
Pedri  Espanha FC Barcelona  €100 milhões
Jude Bellingham Inglaterra Borussia Dortmund €100 milhões
Jamal Musiala Alemanha Bayern Munique €100 milhões
Federico Valverde Uruguai Real Madrid €100 milhões
Gavi Espanha FC Barcelona € 90 milhões
Bukayo Saka Inglaterra Arsenal FC € 90 milhões
Harry Kane Inglaterra Tottenham Hotspur € 90 milhões

* Dados retirados do portal transfermarket.com

Estagiário
Estudante de Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, sempre foi apaixonado por escrever e pelo audiovisual. Desde quando era garoto, sonhava com o dia em que poderia atuar na área. Já trabalhou com marketing digital, e hoje faz parte do time de redes sociais do Money Times desde janeiro de 2022. Para Cesar, trabalhar com redes sociais é a realização de um sonho. Poder cuidar de um canal tão grande reflete uma imensa responsabilidade. Vê o jornalismo como um meio de levar à informação de forma democrática.
Linkedin
Estudante de Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, sempre foi apaixonado por escrever e pelo audiovisual. Desde quando era garoto, sonhava com o dia em que poderia atuar na área. Já trabalhou com marketing digital, e hoje faz parte do time de redes sociais do Money Times desde janeiro de 2022. Para Cesar, trabalhar com redes sociais é a realização de um sonho. Poder cuidar de um canal tão grande reflete uma imensa responsabilidade. Vê o jornalismo como um meio de levar à informação de forma democrática.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.