Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Copasa (CSMG3) confirma escolha de Zema para cargo de CEO

Diana Cheng
24/06/2022 - 18:54
Copasa
Copasa iniciou buscas por um novo CEO na semana passada, a pedido do governo de Minas Gerais (Imagem: Reprodução/Copasa)

O conselho de administração da Copasa (CSMG3) aprovou nesta sexta-feira (24) a destituição de Carlos Eduardo Tavares de Castro do cargo de diretor-presidente da companhia.

Paralelamente, os conselheiros deliberaram pela eleição de Guilherme Augusto Duarte de Faria para a posição de CEO da Copasa. Faria, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Minas Gerais, foi indicado pelo governo estadual.

O conselho iniciou as buscas por um novo nome na semana passada.

O motivo da troca, segundo informações divulgadas pelo portal O Tempo, é a resistência de Carlos de Castro à abertura do mercado de saneamento básico no estado, defendida pelo governador Romeu Zema (Novo).

De acordo com a reportagem, o CEO da Copasa estaria pressionando prefeituras a não romperem contratos com a Copasa com base no novo marco legal de saneamento, que estabelece que contratos podem continuar valendo desde que seja firmado termo aditivo com metas para atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Os contratos entre a Copasa e as cidades foram firmados sem licitação, e o prazo para fechar os aditivos contratuais venceu. Dessa forma, as cidades poderiam dizer que os contratos com a estatal se tornaram nulos.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Última atualização por Diana Cheng - 24/06/2022 - 18:54

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto