Empresas

Copel (CPLE6): Acionistas aprovam estatuto que permite privatização

11 jul 2023, 8:38 - atualizado em 11 jul 2023, 8:39
Copel CPLE6
Ainda foi incluído, segundo a empresa, o dispositivo estatutário de proteção à dispersão acionária (poison pill). (Imagem: Divulgação/Copel)

A Copel (CPLE6) aprovou em assembleia geral a proposta de reforma do estatuto social, documento que agora contempla mudanças de modo a permitir a privatização da companhia.

Entre as mudanças está a permissão para o conselho de administração aprovar o aumento do capital social com a finalidade de colocação mediante venda em bolsa de valores ou subscrição pública de novas ações ordinárias.

A Copel citou a criação e emissão de golden share (ação preferencial de classe especial de titularidade do Estado do Paraná), condicionada à liquidação da oferta e consequente transformação em corporação.

A empresa destacou ainda a criação de limitação para que nenhum acionista ou grupo de acionistas venha a exercer votos correspondentes a mais de 10% do total de votos conferidos pelas ações com direito a voto em cada deliberação.

Poison pill da Copel

Ainda foi incluído, segundo a empresa, o dispositivo estatutário de proteção à dispersão acionária (poison pill), de forma que o acionista ou grupo de acionistas que, direta ou indiretamente, vier a se tornar titular de ações ordinárias que, em conjunto, ultrapassem 25% do capital votante da Copel deverá realizar uma oferta pública para a aquisição da totalidade das demais ações ordinárias.

A aquisição deve ser por valor no mínimo 100% superior à maior cotação das ações ordinárias nos últimos 504 pregões anteriores à aquisição, atualizada pela Selic, destacou a empresa. Quem ultrapassar 50% deverá ofertar por valor, no mínimo, 200% superior sob os mesmo critérios.

O novo estatuto somente produzirá efeitos na data de liquidação de potencial oferta pública de distribuição primária e/ou secundária de ações ordinárias ou certificados de depósito de ações (units) de emissão da companhia, informou a Copel.

Veja o documento divulgado pela empresa

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar