Copom

Copom eleva Selic em 0,50 ponto percentual, a 14,75%, no maior nível em quase duas décadas

07 maio 2025, 18:38 - atualizado em 07 maio 2025, 19:30
Economia, Mercados, Selic, Copom, Super Quarta, IPCA
O Copom elevou a Selic pela sexta vez consecutiva para 14,75% ao ano; juros estão no maior nível desde julho de 2006 (Imagem: Banco Central)

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (7), em decisão unânime. Com o novo ajuste, a taxa básica de juros subiu de 14,25% para 14,75% ao ano.

Essa foi a sexta alta consecutiva e a decisão já estava precificada pelo mercado após a sinalização do colegiado do Banco Central (BC) na reunião de março. Na época, o Comitê elevou o juro em 1 ponto percentual, de 13,25% para 14,75%, deixou “contratado” um novo ajuste de menor magnitude para a reunião de hoje.

No comunicado, o Comitê afirmou que a alta de 0,50 ponto percentual é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante e acrescentou que “se manterá vigilante e a calibragem do aperto monetário apropriado seguirá guiada pelo objetivo de trazer a inflação à meta”.

O colegiado do BC, dessa vez, não forneceu uma orientação para a decisão de junho — um dos pontos mais esperados pelo mercado nos últimos dias. “Para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, disse o comunicado.

“Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trajetória da Selic

Com o novo aumento, a Selic está no maior patamar desde julho de 2006, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele momento, os juros estavam em 15,25% ao ano.

Após chegar a 10,50% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto percentual (p.p.), para 10,75%. Nas reuniões seguintes o BC realizou um ajuste de 0,50 p.p. e outros dois de 1 p.p n— colocando a Selic no nível acima dos 14%.

A expectativa é de que a Selic encerre 2025 a 14,75% ao ano, segundo a projeção dos economistas consultados pelo BC no último Boletim Focus.

Veja o comunicado na íntegra:

Compartilhar

Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.