Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coreia do Norte confirma teste de novo míssil balístico lançado de submarino

20/10/2021 - 9:24
A Casa Branca pediu à Coreia do Norte que evite novas “provocações”, e na terça-feira a porta-voz Jen Psaki disse que os Estados Unidos continuam abertos a um intercâmbio diplomático (Imagem: KCNA/REUTERS)

A Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico menor de um submarino, confirmou a mídia estatal do país nesta quarta-feira, uma ação que analistas disseram poder ter como meta ativar mais rapidamente um submarino de mísseis operacional.

O comunicado da mídia estatal veio um dia depois de os militares da Coreia do Sul dizerem crer que a Coreia do Norte testou um míssil balístico lançado de submarino (SLBM) em seu litoral leste, o mais recente de uma série de testes de mísseis do país vizinho.

A Casa Branca pediu à Coreia do Norte que evite novas “provocações”, e na terça-feira a porta-voz Jen Psaki disse que os Estados Unidos continuam abertos a um intercâmbio diplomático com Pyongyang a respeito de seus programas de armas.

A Coreia do Norte tem rejeitado estes acenos, acusando os EUA e a Coreia do Sul de falarem em diplomacia enquanto elevam as tensões com suas próprias atividades militares.

O ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Chung Eui-yong, pediu nesta quarta-feira que Washington amenize suas sanções se Pyongyang retomar o diálogo.

“Ações precisam ser tomadas assim que possível para impedir a Coreia do Norte de desenvolver mais sua capacidade nuclear e de mísseis”, disse ele ao Parlamento. “Acho que cogitar o relaxamento das sanções certamente pode ser uma opção.”

EUA e Reino Unido planejam abordar o teste mais recente da Coreia do Norte em uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, disseram diplomatas.

O “novo tipo” de SLBM foi lançado do mesmo submarino envolvido em um teste de um SLBM mais antigo realizado em 2016, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.

O país tem uma frota ampla de submarinos antigos, mas ainda não mobilizou submarinos de mísseis balísticos operacionais, com exceção do modelo experimental da classe Gorae usado nos testes.

Fotos divulgadas pela KCNA pareceram mostrar um míssil mais fino e menor do que os modelos norte-coreanos anteriores de SLBM, e ele pode ser um modelo até então nunca visto que foi mostrado pela primeira vez em uma exibição de defesa em Pyongyang na semana passada.

Um SLBM menor poderia significar mais mísseis armazenados em um único submarino, embora de alcance menor, o que pode colocar o regime detentor de armas nucleares mais perto de acionar um submarino de mísseis balísticos operacional.

Última atualização por Janaina de Camargo - 20/10/2021 - 9:24

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web