Internacional

Coreia do Sul faz do investimento em IA uma prioridade máxima de política para frear queda do PIB

22 ago 2025, 4:16 - atualizado em 22 ago 2025, 4:16
Coreia do Sul
Governo da Coreia do Sul lançará pacotes para 30 grandes projetos de IA e inovação (Imagem: Pixabay/HeungSoon)

A Coreia do Sul prometeu nesta sexta-feira (22) que fará do investimento em inteligência artificial uma prioridade máxima de política, enquanto o governo reduziu sua projeção de crescimento econômico para este ano em função dos ventos contratuais no comércio causados pelas tarifas dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro plano semestral de política econômica sob o novo governo do presidente Lee Jae Myung, o ministério das Finanças disse que lançará neste segundo semestre pacotes de políticas para 30 grandes projetos de IA e inovação.

Eles incluem tecnologias de IA para robôs, automóveis, navios, eletrodomésticos, drones, fábricas e chips, assim como materiais avançados e produtos culturais como “K beauty” e “K food”.

“Uma grande transformação em IA é o único caminho para sair do declínio do crescimento resultante de um choque populacional”, disse o ministério em um comunicado, referindo-se à taxa de natalidade recorde baixa da Coreia do Sul.

Embora o governo planeje incluir medidas como investimentos financeiros, incentivos fiscais e aperfeiçoamentos regulatórios nos pacotes, disse também que criará um fundo de 100 trilhões de won (US$ 71,56 bilhões), em parceria com o setor privado, para investir em setores estratégicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os planos de política visam transformar o país em uma das três principais potências mundiais de IA e elevar as taxas de crescimento econômico potencial em um país que tem a menor taxa de natalidade do mundo, disse o ministério.

Crescimento em risco

A taxa de crescimento potencial da Coreia do Sul está estimada em cerca de 2% e deve cair para abaixo de 1% no final da década de 2040, embora o governo espere que as novas políticas possam elevar essa taxa para 3%.

A quarta maior economia da Ásia cresceu no segundo trimestre no ritmo mais rápido em mais de um ano, impulsionada pela recuperação da demanda do consumidor e pela robustez das exportações de tecnologia, mas ainda enfrenta incertezas comerciais em razão das tarifas mais altas dos EUA.

No mês passado, a Coreia do Sul concordou com um acordo comercial com os EUA que reduziu as tarifas ao aliado asiático para 15% ante os 25% ameaçados, mas ainda superiores à tarifa básica de 10% que vigorava anteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministério das Finanças projeta que a economia orientada às exportações crescerá 0,9% este ano, queda acentuada em relação à expansão de 2,0% no ano passado e à projeção anterior de 1,8% em janeiro. A economia deverá crescer 1,8% em 2026, disse o ministério.

As exportações deverão crescer 0,2% em 2025, mas cair 0,5% em 2026, segundo o ministério. Em 2024, as exportações subiram 8,1%.
A administração de Lee disse que aumentará os gastos orçamentários do governo para o próximo ano a uma taxa superior à deste ano, enfatizando sua postura fiscal proativa.

Outros planos de política importantes anunciados nesta sexta-feira incluem medidas de apoio à infância e equilíbrio entre trabalho e vida, sanções mais rígidas para prevenir acidentes industriais, marcos regulatórios para ativos digitais e reformas do mercado de capitais para obter uma designação de mercado desenvolvido por parte de um provedor global de índices de ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar