Automóveis

Corolla perde o posto de carro mais vendido do mundo; veja o novo líder

29 maio 2023, 12:46 - atualizado em 29 maio 2023, 12:47
Tesla
Tesla vem aumentando sua produção de forma agressiva, priorizando o crescimento das vendas em detrimento do lucro. (Imagem: Unsplash/Milan Csizmadia)

O Model Y, da Tesla (TSLA34), ultrapassou o Toyota Corolla como o modelo de carro mais vendido do mundo, segundo dados da Jato Dynamics reproduzidos pelo BFM Business.

No primeiro trimestre deste ano a empresa de Elon Musk vendeu 267,2 mil unidades do veículo, marcando a primeira vez em que um carro elétrico lidera o ranking dos automóveis mais vendidos.

A Toyota, no entanto, segue a fabricante líder de vendas no planeta, graças a uma gama que inclui 15 vezes mais modelos que o concorrente, segundo o site.

A publicação acrescenta que o desempenho de vendas do Model Y se deve a decisão da Tesla de cortar os preços em 15%. Ainda assim, o modelo é vendido a partir de US$ 52 mil – o Corolla parte de US$ 23 mil.

Na Europa, o Model Y quase triplicou as suas vendas, à frente do Dacia Sandero e do Volkswagen T Roc. Mas é a China o país que mais compra o modelo.

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Tesla aumenta produção de carros

A Tesla vem aumentando sua produção de forma agressiva, priorizando o crescimento das vendas em detrimento do lucro em uma economia fragilizada e trabalhando para atingir a ousada meta de Musk de vender 20 milhões de veículos elétricos até 2030 – 14 vezes mais do que em 2022.

Alcançar esse objetivo fará com que a Tesla tenha o dobro do tamanho de qualquer montadora na história, representando cerca de 20% do mercado global de veículos.

Em janeiro, a empresa reservou US$ 3,6 bilhões para expandir seu complexo de gigafábricas em Nevada, nos Estados Unidos, onde a Tesla produzirá em massa seu caminhão Semi, e construirá uma fábrica para a célula 4680 que será capaz de produzir baterias suficientes para 2 milhões de veículos leves por ano.

A empresa também está aumentando a produção em suas fábricas em Berlim e Austin e planeja abrir uma gigafábrica no México, enquanto se esforça para expandir sua produção global.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.