Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coronavírus causará recessão global? Para europeus, sim; para americanos, talvez

Márcio Juliboni
17/03/2020 - 14:08
Ásia Mercados Coronavírus
Pessimismo no mercado: maioria dos economistas espera pelo pior (Imagem: Reuters/Issei Kato)

Neste momento, os economistas da Europa estão mais pessimistas que seus colegas dos Estados Unidos, sobre a possibilidade de a pandemia de coronavírus causar uma recessão global. É o que mostra uma pesquisa do IGM, grupo de discussões sobre mercados globais vinculado à Universidade de Chicago.

A sondagem relevou que 82% dos economistas europeus acreditam que a pandemia empurrará o mundo para a recessão, ante 62% dos americanos. Detalhando um pouco mais, 48% do europeus “concordam fortemente” que uma recessão está a caminho, e outros 34% “concordam” com esse cenário.

Entre os economistas americanos, 18% “concordam fortemente”, enquanto 44% “concordam” com a possibilidade de uma queda do PIB mundial.

Porcentagem de economistas europeus e americanos que concordam que o coronavírus causará recessão mundial, de acordo com seu grau de convicção

Gráfico sobre possibilidade de recessão global

Para os que esperam pelo pior, ele virá, mesmo que a pandemia seja controlada. O motivo é que as próprias medidas para contê-la afetam negativamente a oferta e a demanda de produtos e serviços.

Patrick Honohan, pesquisador do Trinity College de Dublin, observa que “mesmo que a taxa de mortalidade seja baixa, isso significará que a contenção foi efetiva e que ela afetou adversamente a oferta e a demanda agregadas”.

Os resultados da pesquisa foram publicados pela Vox, plataforma de artigos mantida CEPR (Centre for Economic Policy Research), uma rede que reúne 700 pesquisadores na Europa e América do Norte.

Última atualização por Márcio Juliboni - 17/03/2020 - 14:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web