Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coronavírus morderá de 10% a 15% do PIB da Itália, alerta ex-economista do Tesouro

10/03/2020 - 11:22
Itália Veneza Turismo Coronavírus
Com as ruas praticamente desertas e muitas lojas e restaurantes fechados, economista calcula o tamanho da mordida do coronavírus na economia italiana (Imagem: Reuters/Manuel Silvestri

As medidas de isolamento da Itália para tentar derrotar o coronavírus estão reduzindo sua produção econômica em cerca de 10% a 15%, disse nesta terça-feira um ex-economista-chefe do Tesouro.

Pessoas em toda a Itália, o país mais afetado da Europa, foram instruídas a ficar em casa se possível – apenas se movendo para o trabalho, por razões de saúde ou emergências – entre uma série de medidas impostas pelo governo.

Com as ruas praticamente desertas e muitas lojas e restaurantes fechados, Lorenzo Codogno, chefe da consultoria LC Macro Advisors, estimou que o Produto Interno Bruto diário está agora 10% a 15% abaixo dos níveis normais.

Codogno, que foi economista-chefe do Tesouro italiano de 2006 a 2015, disse que o turismo e os transportes caíram cerca de 90%, o setor de varejo excluindo lojas de alimentos caiu 50% e a produção industrial recuou 10%.

Ele prevê uma contração trimestral do PIB de 1,2% no primeiro trimestre, seguida de uma queda de 3% no segundo.

O PIB italiano caiu 0,3% nos últimos três meses de 2019 em relação ao trimestre anterior, antes do surto de coronavírus, o que significa que a terceira maior economia da Zona do Euro quase certamente já está em recessão.

Bandeira itália
Especialista prevê uma contração trimestral do PIB de 1,2% no primeiro trimestre, seguida de uma queda de 3% no segundo (Imagem: Pixabay)

“Ninguém sabe por quanto tempo essas medidas permanecerão em vigor, por isso é impossível fazer uma previsão séria do PIB para o ano inteiro”, disse Codogno.

O governo disse que as medidas serão mantidas pelo menos até 3 de abril.

“Com base no pressuposto de que as medidas serão suspensas no final de abril, minha previsão é de que a produção comece uma retomada em maio e depois se recupere em junho”, disse Codogno.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 10/03/2020 - 11:22

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web