Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Coronavírus X economia: nível de atividade do Brasil é 33% menor que março, diz Itaú

27/05/2020 - 17:09
Enfermeiros coronavírus Saúde
Piorando a média: aumento de casos no Brasil repercute nos índices de países emergentes (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Desde a eclosão da pandemia de coronavírus, o Itaú Unibanco (ITUB4) monitora diariamente o nível de atividade econômica no Brasil. O relatório desta quarta-feira (27) informa que o indicador apresenta um leve recuo, nos últimos dias e se encontra, agora, 33% abaixo do patamar do início de março.

Entre as regiões e países mais afetados pela Covid-19, o Itaú observa uma gradual normalização da economia na Europa e nos Estados Unidos, embora os americanos sigam em ritmo mais lento que os europeus.

Otimismo lá fora

Já a China, onde começou a pandemia e as medidas de isolamento social já foram flexibilizadas, vem desacelerando nos últimos dias, ao ponto de estar abaixo do nível de atividade de seu último feriado nacional.

O Itaú atribui a freada ao descompasso entre os diversos setores econômico do país. O banco acrescenta que a retomada da indústria parece mais intensa que a dos serviços.

O relatório também destaca a nada honrosa liderança do Brasil no aumento do número de casos confirmados e de mortes por Covid-19. A escalada brasileira é, segundo o banco, o principal motivo para que a média dos países emergentes esteja crescendo nos últimos dias.

Em contrapartida, a taxa de contágio na Europa e nos EUA está sob controle, o que aumenta o otimismo com a reabertura de suas economias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Márcio Juliboni - 27/05/2020 - 17:09