CryptoTimes

Correios querem usar blockchain e inteligência artificial para agilizar suas entregas

07 mar 2025, 14:31 - atualizado em 07 mar 2025, 15:06
correios
(Imagem: Lia de Paula/Agência Senado)

Os Correios lançaram nesta sexta-feira (7) um procedimento de pré-seleção para companhias e especialistas em blockchain e Inteligência Artificial (IA) que estejam interessados em apresentar soluções para a gestão e operações da empresa. 

A licitação foi publicada hoje no Diário Oficial da União e tem por objetivo “selecionar empresas privadas para participar de diálogos com a equipe técnica dos Correios e escolher a melhor solução tecnológica para os desafios apresentados”, conforme a publicação no portal dos correios

Ainda segundo o portal dos Correios, são três desafios principais: 

  • Desafio Operacional: o objetivo é otimizar e modernizar os processos operacionais e as informações logísticas de fulfillment, tanto nacionais quanto internacionais. Para isso, serão utilizadas tecnologias como inteligência artificial e blockchain;
  • Desafios de Negócios: com o objetivo de otimizar e modernizar a gestão de endereços para criar uma identidade digital, aprimorando o relacionamento com o cliente e viabilizando um programa de fidelização seguro através das soluções dos Correios;
  • Desafio Contratações: aprimorar os processos de Suprimento Interno dos Correios com a implementação de soluções tecnológicas, como smart contracts (contratos inteligentes), utilizando tecnologias como inteligência artificial e blockchain.

Assim, as inscrições dos projetos começaram nesta sexta-feira e vão até o dia 11 de abril. Os pré-selecionados serão publicados no dia 28 de abril.

Compartilhar

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.