BusinessTimes

CPFL (CPFE3): O que muda com o drástico corte de dividendos

20 mar 2023, 14:51 - atualizado em 20 mar 2023, 14:51
CPFL Energia
Recomendação do BofA segue “neutra” para CPFE3.  (Imagem: YouTube/grupocpflenergia)

Depois que a CPFL Energia (CPFE3) anunciou R$ 2,42 bilhões em dividendos (payout mínimo de 50%), a percepção dos investidores sobre o risco das ações pode mudar, ainda que a empresa tenha um perfil “defensivo”, disseram analistas.

“Embora parcialmente esperado [o anúncio de dividendos menos vultuosos] devido aos planos de crescimento da CPFL, as expectativas de rendimentos mais baixos podem reduzir o entusiasmo dos investidores com as ações”, pontuaram Artur Pereira e Gustavo Faria, analistas do Bank of America (BofA).

Eles acrescentaram que estão menos otimistas com ações da companhia também por conta da exposição a renovações de concessões de distribuição e ao prêmio em relação aos pares. A recomendação do BofA segue “neutra” para CPFE3.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Na semana passada, analistas destacaram que os dividendos mínimos apontavam para a possibilidade de a empresa tentar comprar a Companhia Energética do Ceará (Coelce) – colocada à venda pela Enel, companhia que planeja, com a operação, reduzir seu endividamento.

“O mercado já havia antecipado [o payout mínimo], dadas as recentes declarações da administração sobre sua vontade de adquirir a Enel CE”, destacaram os analistas do Itaú BBA, reiterando a recomendação “outperform”, com preço-alvo de R$ 39,70.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.