Política

CPI convoca diretores do BNDES, da Odebrecht e do grupo J&F

09 abr 2019, 19:58 - atualizado em 09 abr 2019, 19:58
A comissão que investiga possíveis irregularidades nos investimentos do BNDES aprovou a convocação de Joesley e Wesley Batista, entre outros (Crédito: Agência Brasil)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar possíveis irregularidades nos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 e 2015 aprovou nesta terça-feira (09) a convocação dos executivos da J&F Joesley Batista e Wesley Batista, do empresário Eike Batista, e do ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles são alvos da investigação dos parlamentares por compor os grupos empresariais objeto da chamada “política de campeões nacionais” que dirigiu a concessão de empréstimos do banco no período investigado.

Ex-ministro da Fazenda e atual presidente do BNDES, Joaquim Levy, também foi convocado a prestar esclarecimentos. Entre os 24 requerimentos aprovados nesta terça-feira (9) também está a convocação de ex-diretores do BNDES, da JBS, e também da Odebrecht.

Os deputados também aprovaram quebra do sigilo de contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015 e de informações sobre os empréstimos concedidos para a construção do Porto de Mariel, em Cuba.

A CPI é presidida pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do requerimento que solicitou a investigação. O relator é o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da CPI do BNDES é investigar contratos firmados pelo banco de fomento entre 2003 e 2015, com ênfase nos acordos internacionais. São projetos em países como Gana, Guiné Equatorial, Venezuela, República Dominicana e Cuba. Empreiteiras brasileiras obtiveram financiamento para obras no exterior. A justificativa para o investimento seriam contrapartidas que colaborassem para o desenvolvimento econômico e social do país.

Compartilhar

agencia.camara@moneytimes.com.br