Política

CPI da Covid antecipa depoimento de governador do Amazonas; Queiroga também depõe na próxima semana

02 jun 2021, 17:16 - atualizado em 02 jun 2021, 17:16
Reunião da CPI da Covid
Agora, ele será ouvido pelos senadores na próxima quinta-feira (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou nesta quarta-feira a antecipação do depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), após operação da Polícia Federal nesta manhã, e também avisou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deverá ser ouvido novamente pela comissão na próxima terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Originalmente, Lima, primeiro governador a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito, iria à CPI no dia 29.

Agora, ele será ouvido pelos senadores na próxima quinta-feira.

Mais cedo, a PF deflagrou operação no Amazonas para cumprir seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no âmbito de investigação sobre suspeita de fraudes e superfaturamento em contratos voltados para o enfrentamento à Covid-19 em um dos Estados mais afetados pela doença no país. O governador foi um dos alvos da operação.

A PF informou em nota que há indícios que a cúpula do governo estadual teria orientado funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas a realizar contratação fraudulenta de hospital de campanha para favorecer grupo de empresários locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspeitas de desvios de recursos enviados pelo governo federal aos Estados para enfrentar a pandemia também estão sob investigação da CPI da Covid no Senado.

Na última semana, a CPI aprovou convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, apesar das dúvidas regimentais sobre a competência do Senado para convocar governadores de Estado.

Além de Lima, foram convocados Helder Barbalho (MDB), do Pará; Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina; Antonio Denarium (sem partido), de Roraima; Valdez Góes (PDT), do Amapá; Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Mauro Carlesse (PSL), do Tocantins; e Wellington Dias (PT), do Piauí, assim como Witzel.

Senadores optaram por levar à CPI governadores de Estados onde ocorreram operações da Polícia Federal por suspeitas de desvios de recursos federais para combate à pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cronograma

Na terça-feira, senadores devem ouvir novamente o ministro da Saúde. Quando depôs pela primeira vez, Queiroga se esquivou de falar diretamente sobre a cloroquina e também evitou comprometer o presidente Jair Bolsonaro. Afirmou, na ocasião, ter autonomia para conduzir a pasta, mas declarações da médica Luana Araújo nesta quarta-feira, dão indícios, segundo senadores, da ingerência do Palácio do Planalto no ministério.

Araújo foi escolhida para uma secretaria especial de combate à Covid-19 do Ministério da Saúde por Queiroga, e contou aos senadores que chegou a trabalhar por 10 dias mesmo sem ser nomeada, até ser dispensada. Na fala desta quarta-feira, Araújo relatou ter sido informada pelo ministro que, apesar do convite, não poderia ser nomeada porque não tinha sido aprovada pelo Palácio do Planalto.

O calendário de depoimentos da próxima semana inclui ainda audiência com o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco, na quarta-feira. Na quinta, será ouvido o governador do Amazonas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar