CPI: Inflação dos EUA acelera acima do esperado em agosto e vai a 2,9% em um ano

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) subiu 0,4% em agosto, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (11). A inflação norte-americana acumula alta de 2,9% em 12 meses.
A moradia avançou 0,4% no mês, registrando a maior contribuição para o resultado. Já o índice de alimentação subiu 0,5%, com alta de 0,6% nas refeições em casa e de 0,3% fora de casa.
A energia aumentou em agosto, de 0,7%, enquanto a gasolina avançou 1,9%. Passagens aéreas, carros e caminhões usados, vestuário e veículos novos também subiram frente a julho.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times
Já assistência médica, recreação e comunicação figuraram entre os poucos índices importantes que caíram.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% no mês passado e foi a 3,1% em um ano.
O mercado esperava alta mensal de 0,3% e anual de 2,9% do índice, segundo a mediana das projeções coletadas pela Broadcast. Já para o núcleo eram projetados aumentos de 0,3% e 3,1%, respectivamente.
A inflação do país acelerou frente ao mês de julho, quando o CPI subiu 0,2% no mês e 2,7% em um ano. Já o núcleo avançou 0,3% e 3,1%.
Mais dados de inflação
Ontem (10), os EUA divulgaram que os dados de inflação ao produtor recuaram inesperadamente em agosto, puxados pelo declínio dos custos de serviços.
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) para a demanda final caiu 0,1%, após um salto de 0,7% em julho. No período de 12 meses, o PPI aumentou 2,6%, depois de uma alta de 3,1% no mês anterior.
Os preços dos serviços caíram 0,2% e de mercadorias subiram 0,1%.