CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) subiu 0,3% em junho, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (15). A inflação norte-americana acumula alta de 2,7% em 12 meses.
A moradia avançou 0,2% e foi o principal fator de alta do mês. A energia subiu 0,9%, enquanto a gasolina aumentou 1%. O índice de alimentação avançou 0,3%, enquanto a alimentação em casa subiu 0,3% e a fora de casa foi para 0,4% em junho.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,2% no mês passado e foi a 2,9% em um ano.
- VEJA TAMBÉM: Quais são as principais recomendações do BTG Pactual? O Money Times fez uma curadoria gratuita dos relatórios do banco; veja aqui
O mercado esperava alta mensal de 0,3% e anual de 2,6% no índice, segundo as projeções da Bloomberg. Já para o núcleo eram esperados aumentos de 0,1% e 2,9%, respectivamente.
A inflação do país voltou a acelerar frente ao mês de junho, quando o CPI e o núcleo subiram 0,1%.
Os dados chegam em um momento sensível para a política monetária dos EUA. Apesar da pressão inflacionária ainda contida, o aumento das incertezas sobre os efeitos das tarifas tem levado o mercado a revisar suas apostas para a próxima decisão do Federal Reserve.