AgroTimes

CRA debate expansão da cultura do trigo no Brasil

30 maio 2022, 12:35 - atualizado em 30 maio 2022, 12:36
Trigo
“O trigo é a mais política de todas as commodities”, diz o senador Chico Rodrigues (Imagem: Pixabay/Andhoj)

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária promove quinta-feira (2), às 8h, audiência pública para debater as recentes pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quanto à tropicalização da cultura do trigo, seus resultados e as perspectivas de expansão da produção para os estados das regiões Norte e Nordeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Requerida pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO), a audiência aponta para a preocupação com a necessidade de se reduzir a dependência de importação do trigo no país — algo em torno de seis milhões de toneladas —, que gira em torno de 50% do que é consumido.

“O trigo é a mais política de todas as commodities. Um problema na sua oferta pode provocar muitas revoltas na população, uma vez que o trigo é matéria prima para inúmeros derivados, presentes no dia a dia das pessoas, como o pão, por exemplo, item de consumo tão presente na mesa das famílias brasileiras”, justifica Rodrigues.

De acordo com o senador, em dezembro de 2021, a Embrapa Roraima começou os experimentos com cultivares na sua Vitrine Tecnológica, em Boa Vista, para observar, em campo, o comportamento da cultura do trigo nas condições locais.

“As cultivares BRS 264, BRS 394 e BRS 404, previamente desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, foram selecionadas para teste em Roraima e estão sendo avaliadas. Os primeiros resultados foram animadores e o plantio em escala com essas cultivares foi iniciado ainda em janeiro de 2022, no Campo Experimental Água Boa (Ceab)”, relata o senador por Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram convidados a participar da audiência pública:

  • Celso Moretti, presidente da Embrapa;
  • Júlio Albrecht, pesquisador em trigo da Embrapa Cerrado;
  • Edvan Alves Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima;
  • João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
  • Geraldo Falavinha, produtor do estado de Roraima.

A audiência é aberta à participação dos cidadãos por meio do Portal e-Cidadania (https://senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone 0800 061 22 11.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Agro Times no Telegram. Você acessa as notícias do agronegócio em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos temas do do mundo agro. Entre agora para o grupo do Agro Times no Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar