Política

CRA vota política de incentivo a agricultura e pecuária de precisão nesta quinta

19 out 2022, 11:07 - atualizado em 19 out 2022, 11:07
Será preciso que eles ouçam também as reivindicações e sugestões de representantes do setor de pesquisa e dos produtores rurais (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Está na pauta da Comissão de Agricultura (CRA) desta quinta-feira (20) o projeto de lei que cria a Política Nacional de Agricultura e Pecuária de Precisão (PL 149/2019).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os senadores se reúnem a partir das 8h, em reunião semipresencial no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

O objetivo da iniciativa é incentivar a adoção de ferramentas tecnológicas como georreferenciamento, satélites, internet e informações em tempo real para melhor aproveitamento do solo e dos rebanhos.

O projeto, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), recebeu parecer favorável do senador Guaracy Silveira (PP-TO).

Algumas das principais diretrizes da nova política são o apoio à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento tecnológico e à difusão dessas novas tecnologias, além do estímulo à ampliação da rede e da infraestrutura de pesquisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre algumas medidas do projeto, está a que obriga os órgãos responsáveis pela formulação e regulação da política a criarem linhas de crédito para a aquisição de equipamentos, estimulando o investimento na agricultura e pecuária de precisão.

Será preciso que eles ouçam também as reivindicações e sugestões de representantes do setor de pesquisa e dos produtores rurais.

Venda de imóvel rural

A pauta da comissão traz ainda para análise dos senadores o PL 1.072/2021.

O projeto estabelece que, para fins de apuração de ganho de capital na venda de imóvel rural, considera-se, em qualquer hipótese, custo de aquisição e valor da venda o Valor da Terra Nua (VTN) declarado nos anos de sua aquisição e de sua alienação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No texto, o autor da proposta, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), esclarece que nos casos de venda de imóveis rurais, deverá ser sempre utilizado o VTN, independentemente da entrega do Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diat). O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou relatório favorável à matéria.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar