BusinessTimes

Credit Suisse eleva a 6,9% estimativa de inflação para 2021

06 jul 2021, 12:20 - atualizado em 06 jul 2021, 12:20
Credit Suisse
O Credit Suisse manteve para 2022 projeção de inflação para o IPCA em 4,5% (Imagem: Flickr/Credit Suisse)

O Credit Suisse elevou a 6,9% a estimativa para a inflação medida pelo IPCA em 2021, de 6,7% antes, como resultado de novo aumento nos preços de combustíveis pela Petrobras (PETR3PETR4) e de expectativa de aumento nos preços dos alimentos devido a condições climáticas “ruins” no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa de 6,9% se distancia ainda mais da meta de inflação (3,75%) e do teto da banda de tolerância (5,25%).

A Petrobras anunciou na segunda-feira elevação do preço médio do diesel em 3,7% e o da gasolina em 6,3%. No acumulado do ano, o diesel da Petrobras subiu cerca de 40%, enquanto a gasolina avançou 46%.

“Apesar do reajuste nos preços dos combustíveis, calculamos que os preços internos ainda estejam 11% abaixo da paridade internacional, o que representa um risco para nossa projeção de inflação no final do ano”, disseram Solange Srour e Lucas Vilela em relatório.

Ao mesmo tempo, a seca e o frio recente em vários Estados do país têm gerado revisões para baixo em previsões de safra de algumas culturas (como milho) e constatação de perdas em outras (como café).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Credit Suisse manteve para 2022 projeção de inflação para o IPCA em 4,5%, taxa que já implica descumprimento da meta do próximo ano (​3,50%), cujo teto do intervalo de tolerância está em 5,00%.

Pela Focus, pesquisa divulgada pelo Banco Central com estimativas do mercado financeiro, o IPCA de 2021 deve ficar em 6,07%, caindo para 3,77% em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar